set 02

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no dia 29/Agosto na Sala de Apresentação de Projetos, mais uma defesa de tese de Doutorado. O candidato inscrito, André Luis Olivete – sob orientação do Prof.Dr.Antônio Maria Garcia Tommaselli – do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP – se apresentou perante a Banca Examinadora, para sua defesa pública.
Fizeram parte da Comissão Examinadora, juntamente com o Orientador e Presidente da mesa, os seguintes docentes: Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva e Prof.Dr.Mauríio Galo, ambos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Edson Aparecido Mitishita, do Departamento de Geomática, da Universidade Federal do Paraná e Prof.Dr.Roberto da Silva Ruy, do SENSORMAP/ Soluções em Geotecnologia e Aerolevantamentos Ltda.

O tema escolhido pelo Doutorando na defesa de tese para obtenção do título de Doutorado foi:”Utilização de imagens omnidirecionais georreferenciadas como controle de campo para Orientação de Imagens Orbitais”. Na parte inicial, diz Olivete: “Com o aumento na utilização de imagens orbitais de alta resolução na produção de cartas e ortofotos a eliminação de erros sistemáticos residuais causados pela imprecisão na determinação direta do movimento da plataforma é fundamental para atingir a precisão necessária”

Na referência seguinte: “Esses erros podem ser corrigidos por meio de pontos de controle, mas o levantamento desses pontos tem grande custo no produto final. A utilização de uma imagem de vista aérea do ponto de controle, juntamente com a posição precisa desse ponto, permitiria a determinação automática de correspondência entre esta vista aérea e a imagem orbital, determinando se a posição do ponto de controle na imagem orbital. A imagem de vista aérea pode ser adquirida através de uma câmara catadióptrica com um espelho cônico direcionado para o solo e o eixo ótico da câmera apontado para esse espelho”.

Na parte final, explica o Doutorando: Foram desenvolvidos os elementos de hardware e software para o processamento geométrico e radiométrico das imagens coletadas, utilizados na produção de cenas com vista aérea, cujo ponto central possui coordenadas conhecidas e podem ser localizadas nas imagens orbitais por métodos de correspondência via aérea. Foram realizados experimentos com imagens ALOS-PRISM, que mostraram a possibilidade de se obter correspondências corretas para um número suficiente de pontos que permitam a correção geométrica da imagem.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Apresentação de Projetos, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP, André Luis Olivete se apresenta para a defesa de sua tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora aqui se encontra reunida, com trabalhos presididos pelo Prof.Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, Orientador do Doutorando. Os docentes (2) representam a FCT/UNESP e os demais, o Deptº de Geomática da UFP e SENSORMAP.

 

Programa de Matemática Aplicada e Computacional com mais uma dissertação de Mestrado na FCT

Marcando o encerramento do mês de Agosto, o Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu dia 29/Agosto mais uma dissertação de Mestrado, defendida pela candidata Suelen Umbelino da Silva. Atuou como sua Orientadora a Profª.Drª.Aparecida Doniseti Pires de Souza, do Departamento de Estatística da FCT/UNESP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora, outros dois docentes: Prof.Dr.Leonado Soares Bastos, do Programa de Computação Cientifica da Fundação Osvaldo Cruz e Prof.Dr.Renato Martins Assunção, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tema desenvolvido pela Mestranda: “Modelo dinâmico Bayesiano multivariado para Análise Espaço-Temporal de dados de área”.

Suelen relata: “O espaço da tecnologia e, simultaneamente, de métodos estatísticos, têm permitido a elaboração de modelos cada vez mais estruturados pra a descrição de fenômenos aleatórios complexos, cuja idéia é descrever, de forma realista, a estrutura de correlação presente nos dados, o que pode ser feito através do uso de modelos hierárquicos dinâmicos”. Dada a importância do tema “modelagem de fenômenos espaço-temporais.

Neste trabalho – explica Suelen em sua defesa pública para obter o título Mestrado – são estudadas propostas recentes apresentadas na literatura, envolvendo modelos autoregressivos condicionais multivariados para capturar a estrutura espacial e modelos dinâmicos para captura da estrutura temporal. Como aplicação da metodologia é estudada a distribuição espacial de mortalidade pelos cânceres de maior importância quantitativa, por microrregiões administrativas do Estado de São Paulo, considerando o período 1998 até 2010.

E ao finalizar, acentua a Mestranda: ”Os resultados da aplicação de um modelo bayesiano hierárquico para os dados, evidenciaram as regiões centro norte como sendo as de maior risco de mortalidade pelos cânceres estudados no Estado de São Paulo. Além de mostrar que existe forte correlação espacial entre algumas das doenças; o que constitui um resultado muito importante para os órgãos do Sistema de Saúde, que têm como função direcionar e alocar recursos para o tratamento e diagnóstico de tais doenças”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP para ouvir inicialmente a exposição da candidata Suelen Umbelino da Silva em sua defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Matemática Aplicada e Computacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido pela Mestranda foi:”Modelo dinâmico Bayesiano Multivariado para análise Espaço-Temporal de dados da Área”, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Aparecia Doniseti Pires de Souza, da Estatística da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.