set 01

Na última semana do mês de Agosto (dia 28) às 10hs no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Jucirley Cardoso de Jesus fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Educação, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Além do Orientador, os demais integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Profª.Drª. Gabriela Zambão Abdian, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Tema defendido publicamente pela Mestranda: ’’O Sistema de rendimento escolar do Estado de São Paulo – SARESP – e suas implicações no contexto de uma escola estadual no município de Osvaldo Cruz/SP.

O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. E surgiu das vivências “que tivemos na escola enquanto professora dos movimentos e discursos que permeavam o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar/SARESP, vivências essas que nos levaram a questionar sobre os sistemas de avaliação externa em larga escala…”

A pesquisa desenvolvida por Jucirley envolveu uma Escola Estadual no município de Osvaldo Cruz, região administrativa de Presidente Prudente. E para isso – diz a Mestranda – tivemos três eixos norteadores que emergiram dos objetivos específicos da pesquisa, sendo eles: a concepção da Equipe Escolar sobre a política de avaliação externa do Estado de São Paulo e qual a concepção do Estado; as relações entre o SARESP e o trabalho pedagógico, considerando os usos que a Equipe Escolar faz dos resultados dessa avaliação; e as relações do SARESP e seus resultados com a formação contínua dos gestores e dos professores.

Nessa defesa pública de dissertação para obtenção do título de Mestre, diz Jucirley: “Optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva do estudo de caso. E tivemos como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado a 26 participantes – 21 professores e 05 gestores – e entrevista realizada com 02 gestores e 02 professores. Os resultados indicaram que o sistema de avaliação externa em larga escala paulista, juntamente com as conseqüências simbólicas e materiais que o permeiam, têm trazido implicações para o contexto da escola. Entendidas aqui como movimentos gerados no interior da escola, na prática pedagógica dos gestores e dos professores, para melhor desempenho dos alunos nas provas e para o alcance das metas pré-estabelecidas.

Esses movimentos têm como pressupostos a aceitação e incorporação da responsabilidade pelos resultados do SARESP por esses sujeitos; e isso mobiliza e direciona ações em suas classes para o alcance das metas, com vistas à adequação do padrão de Educação de Qualidade defendida no discurso oficial, que por sua vez é associada ao SARESP/IDESP. De forma geral, esses movimentos são gerados por conta da tomada de decisão do Estado, que se constitui mais fortemente pelo pagamento do bônus, com base no alcance das metas e pela associação dos resultados do SARESP à qualidade de ensino oferecido pela Escola” – finalizou.

A candidata Jucirley Cardoso de Jesus (do Programa de Pós-Graduação em Educação), se apresentou perante a Comissão Examinadora no dia 28/Agosto na defesa pú blica de sua dissertação para obtenção do título de Mestrado.

O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi – do Deptº de Educação da FCT/UNESP. O tema desenvolvido versou sobre o SARESP e suas implicações no contexto de uma escola estadual no município de Osvaldo Cruz-SP.