ago 29

O Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP promoveu no dia 22 de Agosto na Sala de Videoconferência defesa de dissertação de Mestrado na qual se evidenciou a candidata Ariana Aparecida Nascimento dos Santos, tendo como Orientador, o Prof.Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho. Atuaram ainda como membros integrantes da Comissão Examinadora, os docentes: Sonia M.Shima Barroco e Alberto Albuquerque Gomes.

O tema apresentado e defendido pela Mestranda do Programa de Educação foi: “A atividade da dança como possibilidade de inclusão social e desenvolvimento da função psicológica superior memória em crianças com síndrome de Down”, cuja pesquisa está vinculada à Infância e Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. E o objetivo é o de investigar a importância da dança como atividade no processo de desenvolvimento da função psicológica, em crianças com a Síndrome. E simultaneamente contribuir com as discussões acerca dos processos de inclusão escolar.

Ariana em sua dissertação acentua: “A pesquisa defende a necessidade de inserção social dos sujeitos com deficiência nas escolas regulares, a partir da efetivação de um trabalho educativo coletivo humanizador, respaldado em processos de ensino e aprendizagem, baseados na teoria histórico-cultural. Foram sujeitos da pesquisa, quatro crianças; entre elas, duas com Síndrome de Down e duas sem deficiência intelectual na faixa etária entre 8 e 12 anos. Para efetivação do processo de intervenção, foram realizados vinte encontros no interior do LAR (Laboratório De atividades Ludo-recreativas da FCT/Unesp) em Presidente Prudente, devidamente orientados pelos membros do GEIPEE – Thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) e Teoria histórico-cultural”.

Esse programa – ressalta a Mestranda – visa oferecer possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento da memória voluntária dos sujeitos, enfatizando a atividade da dança reconhecida como uma linguagem cultural que veicula através dos gestos corporais, conteúdos materiais e simbólicos, advindos da cultura humana e que apresentam significados sociais. Os resultados demonstram que a partir de um trabalho educativo, planejado e intencional que enfatize a apropriação cultural – através da atividade da dança e valorize a ação do professor – torna-se possível a aprendizagem e desenvolvimento de funções psicológicas superiores; de forma geral junto à crianças, com ou sem Síndrome de Down.

E finalizando sua defesa pública de dissertação para a obtenção do título de Mestre: “Defendemos que somente um trabalho dessa natureza realizado no interior das escolas regulares de ensino, é que viabilizará formas efetivas de inclusão social dos sujeitos com deficiência na nossa sociedade” – conclui Ariana Aparecida Nascimento dos Santos.

Ariana Aparecida Nascimento dos Santos ficou bem à vontade para expor suas impressões nesta defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação, desenvolvida na Sala de Vídeoconferência da FCT/UNESP.

Com a Comissão Organizadora reunida em Presidente Prudente, o trabalho se completou com a participação(Online) da 3ª integrante, a Profª.Drª.Sonia M.Shima Barroco. Orientador:Prof.Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Fº.