ago 29

Tendo como ponto de referência o Anfiteatro VII (sede da Fundacte), o Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu mais uma dissertação de Mestrado. Foi na manhã do dia 27/Agosto, figurando como candidata Gabriela de Oliveira Nascimento Brassarc, que teve como Orientadora a Profª.Drª.Eniuce Menezes de Souza, (Departamento de Matemática) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp

Também fizeram parte da composição da mesa, como integrantes da Comissão Examinadora, a Profª.Drª.Thelma Safadi, do Departamento de Ciências Exatas, da Universidade Federal de Lavras e Profª.Dr.Daniele Barrocá Marra Alves, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP / Presidente Prudente. O tema desenvolvido pela Mestranda foi: “Análise multiescala de séries temporais do efeito da cintilação ionosférica nos sinais de Satélite GPS a partir de Wavelets não decimadas”.

A Mestranda destaca: “O estudo da cintilação ionosférica, causada por flutuações na amplitude e na fase de um sinal eletromagnético quando este passa por irregularidades na densidade de elétrons da ionosfera, tem assumido um papel muito importante na pesquisa ionosférica e também no sensoriamento remoto pelo fato da cintilação degradar severamente o desempenho desses sistemas. Ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas para que possa ser proposto algum método efetivo para correção dos efeitos causados nos sinais GNSS ou mesmo previsão de cintilação, principalmente para a região equatorial em está incluído o Brasil”.

Gabriela ao fazer sua defesa pública para obtenção do título de Mestre na Área de Matemática Aplicada e Computacional justifica: Pretende-se nessa dissertação investigar a cintilação sob uma perspectiva multiescala, abordando para tanto, a análise multirresolução a partir de wavelets não decimadas. E acrescenta: “Resultado das investigações das séries temporais obtidas dos índices S4 de cintilação mostram a presença de um padrão que se repete na série em dias consecutivos em que há presença de dados. Tal comportamento periódico, que apresentado formato de “U” mostra estar relacionado com o efeito do multicaminho e pode influenciar na análise do índice S4 de cintilação ionosférica, fazendo-se necessário eliminá-lo.”

Assim – frisa a Mestranda em sua defesa de dissertação – a partir dessa proposta, este efeito deixa de ser expressivo no espectro wavelet e de influenciar posteriores análises da série em temporal dos índices de cintilação. Portanto, essa dissertação apresenta uma metodologia inovadora para a investigação dos efeitos da cintilação ionosférica sobre os sinais GNSS, mais especificamente sobre os sintais GPS, através da análise do espectro wavelet da série temporal dos índices S4 de cintilação, além de dar um primeiro passo em direção a separar o efeito da cintilação de outros efeitos que podem influenciar a análise dos índices S4 – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora instalada no Anfiteatro VII da FCT/UNESP, Gabriela de Oliveira Nascimento Brassarc fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido nesta sessão pública versou sobre: “Análise multiescala de séries temporais do efeito da cintilação ionosférica nos sinais de Satélite GPS a partir de Wavelts não decimadas”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.