ago 25

No período de 12 a 15 de Agosto, o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar, promoveu no Auditório Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o III Seminário Melhoria da Escola Pública. O tema “Papel do Professor e condições de trabalho” figurou como enfoque para exposição, debate e avaliação, merecendo aprovação geral. A Abertura oficial verificou-se na noite de 12/Agosto, seguida de Conferência proferida pelo Prof.Dr.Renê José Trentin Silveira, da UNICAMP.

Na noite seguinte (13/Agosto), houve participação especial da Conferencista do GEPEFE/USP, Profª.Drª.Terezinha Azeredo Rios que abordou como tema:”Desafios e competências do Professor na Escola Pública”. Na noite de encerramento do evento, 5ª feira, dia 14/Agosto, o tema desenvolvido versou sobre “Condições de trabalho docente na Escola Pública atual: Desafios e Perspectivas”, pelo Vice-Presidente a APEOESP, Fabio Santos de Moraes. Os trabalhos tiveram a coordenação da Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, docente do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

O evento realizado pelo GPFOPE no seu 3º ano consecutivo, contou com o apoio e parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP; Conselho do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente; Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APEOESP – e Hotel Portal D’Oeste.

Objetivos do Seminário

O GPFOPE vinculado diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/UNESP (desde 2012), realiza todos os anos o Seminário “Melhoria da Escola Pública, com o principal objetivo de constituir um espaço de reflexão sobre os atuais desafios da escola pública, desvelando problemas e vislumbrando a possibilidade de avanços.

Ao mesmo tempo, possibilitar o debate a respeito das políticas públicas educacionais contemporâneas; promover a integração entre alunos de Graduação, Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e demais profissionais da Educação.

O Seminário também incluiu em suas metas: o fortalecimento do debate acadêmico alicerçado na realidade do cotidiano escolar brasileiro e desencadear ações para fortalecer a fundamentação teórica e a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do GPFORTE.

Centenas de participantes deste III Seminário Melhoria da Escola Pública, compareceram nas três noites em que se realizou o evento; e no final de cada conferência tiveram a oportunidade de se manifestar, ouvir e interpelar os conferencistas sobre assuntos em pauta.

Desafios e Perspectivas

Coube ao Vice-Presidente da APEOESP, a missão de conduzir os trabalhos na conferência de encerramento do III Seminário Melhoria da Escola Pública, destacando as condições de trabalho docente, desafios e perspectivas. Enfoque na situação de violência nas escolas que os professores costumam presenciar. Segundo pesquisa, o policiamento está mais presente (61%) no entorno das escolas centrais do que nas áreas periféricas (apenas 35%). Para os professores, a violência escolar remete a agressões; e também à falta de respeito e educação dos alunos, com 62% de agressão verbal e 43% de violência física. 1Bulliyng:12%;Violência/Agressão geral:17%;Drogas/e ou Álcool:7%; Problemas sociais: 3%; Discriminação e preconceito:3%.

A seguir, uma observação do Prof. Fábio Santos de Moraes: 44% dos professores entrevistados já sofreram algum tipo de violência nas escolas. Dados coletados pela APEOESP indicam: Alunos sob efeito de drogas: 42%; Tráfico de drogas: 29%; Bebidas alcoólicas: 28%. A maioria dos professores relata casos de agressão física, vandalismo, bulliyng e agressão verbal nas escolas (74%). Bulliyng: 60%; Vandalismo: 53%; Agressão física: 52%; Furto: 45% e Discriminação: 38%. A pesquisa conclui que quatro entre dez professores já sofreram agressão verbal em suas escolas (39%); Assédio moral: 10%; Bulliyng: 6%; Agressão física, furto e discriminação: 5% cada.

Concluindo: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Art. 12,13 e 14) é preciso: Valorizar o Professor; respeitá-lo como profissional e cidadão; Assegurar formação inicial e continuada com qualidade; Carreira justa e atraente; Salários dignos; Condições de trabalho e participação efetiva na gestão da escola e do sistema.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar/GPFOPE, realizou-se na FCT/UNESP o III Seminário Melhoria da Escola Pública. ”Papel do Professor e condições de trabalho”.

A 1ª conferência deste evento – Papel social e político do Professor na escola pública, foi ministrada pelo Prof.Dr.Renê José Trentin Silveira, da UNICAMP. Coordenação da Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Na 2ª conferência programada para o Seminário Melhoria da Escola Pública em Presidente Prudente, participação da Profª.Drª.Terezinha Azeredo Rios, do GEPEFE/USP, que aí aparece ao lado da Professora Yoshie.

O tema da conferência que foi ministrada no Auditório do Discente V da FCT/UNESP pela Professora Terezinha Rios, versou sobre: “Desafios e competências do Professor na Escola Pública”.

Na 3ª e última noite do Seminário Melhoria da Escola Pública, presença e participação da APEOESP, representada pelo seu Vice-Presidente, Prof.Dr. Fábio Santos de Moraes.

O tema desenvolvido pelo Vice-Presidente da APEOESP foi: “Condições de trabalho docente na escola pública atual: Desafios e Perspectivas”. A conferência abordou também outras importantes questões.

Depois de demonstrar através de pesquisa, qual o clima predominante nas escolas, principalmente no que diz respeito à violência, segurança e comportamento, o Prof. Fábio chama a atenção para a avaliação dos pais.

E para finalizar, uma revelação surpreendente: “Quase a metade dos alunos admite que já passou de ano sem ter aprendido a matéria”. É possível ? Veja também a foto coletiva dos integrantes do GPFOPE, da FCT/UNESP.