ago 20

Cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes no campo de futebol da Unesp (dia 17/Agosto), onde se realizou com pleno êxito o 29º Festival de Pipas “Raul Albieri”, numa promoção tradicional do Jornal “O Imparcial” em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

O Festival de Pipas recebeu 268 inscrições e reuniu participantes não só da cidade de Presidente Prudente, mas também de localidades vizinhas e até da Capital do Estado que foi representada pela Equipe “Ventania” que desde o ano passado teve presença destacada nos últimos eventos dessa natureza. Tanto é verdade, que seus integrantes deram um “show” com as peças mais atraentes do Festival, que por sinal, acabaram conquistando dois troféus preciosos: Adote um animal (Categoria criativa) e A Gaiola (Destaque Especial).

A promoção se desenvolveu num ambiente de ordem, segurança e perfeita organização e num clima de alegria e empolgação por parte dos concorrentes e do público que prestigiou o evento. Presença das autoridades, representadas pelo Prefeito Milton Carlos de Mello; pelo Vice-Prefeito Marcos Vinha, Secretarias Municipais e Assessores. Também presentes, dentre outros, o Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP, Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Camargo Filho; o ex-Diretor, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, vários docentes, discentes e funcionários da Universidade, assim como seus principais Assessores integrados à organização e realização do Festival.

Foi importante o trabalho realizado por equipes de voluntários (parceiros e patrocinadores), Policia Militar, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros,que se revezaram nos mais diversos setores de atividades. Tudo com a finalidade de dar maior brilhantismo ao evento que acontece apenas uma vez por ano, tendo chegado à 29ª versão. E desde já, começam os preparativos para o 30º Festival de 2015, e assim sucessivamente.

Os participantes do Festival de Pipas se apresentaram com camisetas especialmente produzidas para o grande dia e no local, não faltaram os atrativos como forma de incentivo aos participantes, com a distribuição de Pipas, picolés, salgadinhos, pipoca e algodão doce, publicações especiais, mudas de árvores. Do palanque especialmente decorado por grafiteiros, os animadores Ananias Pinheiro, Luciano Reis e Fernando Barros, da 98FM “deram o recado” em todos os momentos de realização do Festival.

De um lado do campo de futebol, uma ambulância para eventuais emergências; e de outro, a Biblioteca Móvel, da Secretaria Municipal de Educação, instalada num ônibus especial. Por essa unidade móvel passaram mais de 100 pessoas, incluindo crianças e adultos interessados na leitura e conhecimentos gerais. O Estacionamento de veículos também mereceu atenção especial, sendo controlado desde o início até o encerramento do Festival, não havendo qualquer problema durante todo o período.

Classificação geral

Quem compareceu ao campo de futebol da Unesp em Presidente Prudente, viu um espetáculo maravilhoso- sob o tema Patrimônios históricos brasileiros – com ventos favoráveis durante a realização do Festival de Pipas, pequenas, médias ou grandes ou até mesmo “gigantescas”. Foi o caso da Pipa demonstrada pelo participante Antonio Vinicius Correia, com 62,18 m2. Foi a maior Pipa do Festival, conquistando o Troféu da categoria (1º lugar), seguido por Eduardo Fabrício, que foi o 2º classificado, com 12,26m2 e Daniel Júnior, com 7,83m2.

A categoria “Temática” classificou em 1º lugar Édson Rodrigues de Lima (Pipa:Estrelas e detalhes patrimoniais); em 2º – Matheus Voltarelli (Pipa: Cristo Redentor) e 3º lugar – Luis Massato Kaneko (Esculturas de Brasília). A categoria “Mais Criativa” atribuiu o 1º lugar para Simone Nogueira (Adote um animal),com Equipe Ventania de SP; em 2º – Ananias José da Silva (Carambola) e 3ª.classificação para Ricardo Dospir (Pipa flor). O Destaque Especial foi para o apresentador da Pipa “Gaiola”, Gutemberg da Silva, também integrante da “Equipe Ventania”, de São Paulo/Capital.

Impressões

Ao término do 29º Festival de Pipas “Raul Albieri”, com a apresentação e premiação no Pódio, dos vencedores da competição, com bicicletas, troféus, kits Alimentos Wilson e passagens da Andorinha (ida e volta) até 600 km – para os campeões – registrou-se uma manifestação de aplausos e pronunciamentos diversos. O Prof.Dr.Marcelo Messias, na condição de Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – afirmou que o Festival serviu para fomentar a convivência familiar e social, além da oportunidade para divulgar a Universidade e seus 12 cursos de graduação mantidos em Presidente Prudente. É a forma pela qual podemos divulgar e promover a integração da Unesp com a sociedade, através de três linhas centrais: o ensino, a pesquisa e a extensão universitária” – frisou.

Os jurados Carlos Francisco Freixo e Ronaldo Macedo, que foram selecionados para atuar no evento de 2014, opinaram que a qualidade e beleza dos brinquedos se supera de ano para ano. À cada edição se vê um aprimoramento, melhorando a qualidade das Pipas, principalmente nos quesitos criatividade e originalidade. Esse evento faz parte do calendário anual das festividades do município turístico de Presidente Prudente (Lei 13.002/2008).

O Diretor Administrativo do Jornal “O Imparcial”, Deodato da Silva enalteceu o apoio recebido por parte dos parceiros e disse que o Festival – de ano para ano – vem surpreendendo, tanto em número de competidores como na alegria do público que comparece ao local de realização. Neste caso (pelo 2º ano consecutivo), no campo de futebol da Unesp. O Festival de Pipas “Raul Albieri” é uma festa típica da família prudentina – acentuou Deodato.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No campo de futebol da FCT/Unesp em Presidente Prudente, os participantes do 29º Festival de Pipas “Raul Albieri”, começam a chegar.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Adote um animal”. Nesse caso, Adote um cão! Foi a Pipa que mais chamou a atenção da platéia, seguida por outras com criatividade e originalidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Quem foi ao campo de futebol da Unesp não perdeu nenhum detalhe. Documentou em imagens (digitais principalmente), os melhores momentos com Pipas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi a maior Pipa do Festival em sua versão 2014. Foi uma peça que impressionou a todos; a começar pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A maior Pipa do Festival envolve uma equipe constituída por vários membros, que vieram de longe para uma demonstração impressionante de sua Pipa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para admiração geral, esta Pipa permanece no ar e é visualizada por 2 personalidades extraordinárias: o atual e o ex-Diretor da FCT/Unesp, Profs.Marcelo e Nivaldo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outra Pipa de grande extensão também chama a atenção do público. E o Prof.Marcelo não perde um só detalhe. Afinal, o espetáculo é aberto publicamente a todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nada menos que cinco bicicletas – zero km – aí estão, aguardando a proclamação dos resultados classificatórios do Festival, para entrega aos vencedores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Anunciados os primeiros classificados sob o tema: “Patrimônios históricos do Brasil”, começa a corrida para o Pódio, onde os melhores de cada categoria terão premiação .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os primeiros classificados de cada categoria recebem bicicletas e troféus, entregues pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Festival de Pipas “Raul Albieri” em sua 29ª versão termina, com uma grande manifestação de alegria e entusiasmo por mais uma conquista, com os Parabéns de todos os componentes da organização.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.