ago 19

Nesta 2ª quinzena de Agosto/2014 realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp- Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado. Candidata: Valéria Santos da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora, a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Além da Orientadora que também presidiu a mesa, participaram como membros da Comissão Examinadora, as docentes: Cyntia Graziella Guizelin Simões Giroto e Gilka Elvira Ponzi Girardelo (UFSC), esta última através de Vídeoconferência (Skyper). Título do trabalho desenvolvido: “A hora do Conto no cotidiano escolar: Reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas Professoras dos anos iniciais”.

A Mestranda Valéria, relata: Esta pesquisa está vinculada à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp e por este motivo investiga os processos educativos. Em especial, procura saber como Hora do Conto é conduzida e desenvolvida no cotidiano escolar. Tendo como referência a rotina de duas professoras do 2º ano de séries iniciais do Ensino Fundamental.

Dessa maneira, este estudo objetiva compreender se essa prática contribui e se possui alguma relação com a formação do leitor, tendo como perspectiva teórica, estudos que abrangem a oralidade, contação de histórias, performance e leitura. Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado as ultimas colocações entre os países de bom desempenho leitor, o que preocupa as autoridades competentes. Desse modo, projetos como a Hora do Conto e Sala de Leitura vem sendo implantado nas escolas brasileiras no intuito de solucionar esses índices, e segundo a fala da maioria dos docentes que participaram de tais ações, podem ser considerados valiosos instrumentos na formação do leitor.

Concluindo a defesa para obtenção do título de Mestre em Educação, Valéria Santos da Silva acentua: “Realizamos nova observação, com a intenção de identificar avanços e possíveis mudanças na prática das docentes observadas. A partir de nosso trabalho, foi possível evidenciar que na escola existe um contar; que apoiado na leitura – mais especificamente na leitura em voz alta – se torna o principal veículo transmissor das mais diversas histórias”.

Na 2ª quinzena de Agosto (dia 18), a candidata Valeria Santos da Silva, do Programa de Educação da FCT/UNESP defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado, sob orientação da Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza (Depart° de Educação).

Dada a impossibilidade de estar presente como integrante da Comissão Examinadora (problemas de cancelamento de voo), a Profª.Drª Gilka Elvira Ponzi Girardelo – da UFSC – participou através do Skyper, juntando-se aos demais membros da mesa no Anfiteatro VII.