ago 17

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional da FCT/UNESP registrou mais uma defesa de dissertação de Mestrado no dia 11 de Agosto, a partir das 14hs no Anfiteatro VI. O candidato inscrito para essa defesa pública foi Renato Couto Rampaso, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Aparecida Doniseti Pires de Souza, docente do Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

A Banca Examinadora contou ainda com a participação da Profª.Drª.Vilma Mayumi Tachibana, do Departamento de Estatística da FCT/UNESP e Prof.Dr.Ricardo Sandes Ehlers, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística da Universidade de São Paulo/USP. Tema desenvolvido: “Análise Bayesiana de dados espaciais explorando diferentes estruturas de variância”.

O Mestrando Renato Couto Rampaso, assim resumiu sua defesa pública: “No mapeamento de doenças, o objetivo geral é estudar a incidência ou risco de mortalidade causado por uma determinada doença em um conjunto de regiões geográficas. É comum assumir que a variável resposta – geralmente uma contagem – segue uma distribuição de Poisson, cuja taxa média pode ser explicada por um grupo de covariáveis e um efeito aleatório.

Para esse efeito aleatório, considera-se modelos autorregressivos condicionais (CAR) que carregam informação sobre a relação de vizinhança entre as regiões. Tais relações são expressas por meio de matriz de variâncias presente nestes modelos”. Em continuidade, Rampaso cita as características distintas que atendem a diferentes propósitos a serem considerados pelo pesquisador. O foco do trabalho – diz – foi o estudo e comparação de alguns modelos autorregressivos condicionais propostos na literatura.

O Mestrando ressalta que para melhor compreensão das características de cada modelo, duas aplicações com dados epidemiológicos foram conduzidas para modelar o risco de óbito por Doença de Crohn e Colite Ulcerativa e por Câncer de traquéia, brônquios e pulmões no Estado de São Paulo, no período de 2008 a 2012, utilizando cinco diferentes distribuições a priori CAR para os efeitos aleatórios. Depois acentua: “Estudos dessa natureza envolvendo a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa são escassos, o que motiva a melhor compreensão da distribuição espacial dessas doenças”.

Finalizando sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional reafirma Rampaso: “Adicionalmente, o Câncer dos Pulmões é a causa de morte mais comum do mundo. Áreas com elevado risco foram identificadas. E por fim, um estudo de simulação foi feito para reforçar os resultados obtidos e averiguar o desempenho do modelos, na presença de diferentes níveis de dependência espacial”.

A Comissão Examinadora se reuniu (dia 11/Agosto), no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, onde o candidato Renato Couto Rampaso, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional.

A Orientadora, Profª.Drª.Aparecida Doniseti Pires de Souza – do Deptº de Estatística – que presidiu os trabalhos anuncia o resultado, em nome da Comissão Examinadora. Com aprovação, é declarada encerrada a defesa pública com uma foto geral como lembrança.