jul 14

No dia 10 de Julho na Sala de Reuniões do Grupo de Pesquisas foi desenvolvida mais uma dissertação de Mestrado/Programa de pós-graduação em Geografia, defendida pela candidata Gilvania Ferreira da Silva. O Orientador foi o Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Da Comissão Examinadora, fizeram parte (além do Orientador já citado), os docentes: do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula e Pofª.Drª.Maria Orlanda Pinassi, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

O tema defendido pela Mestranda versou sobre “O caráter político-pedagógico da luta pela terra: A Experiência do Acampamento Cipó Cortado – Senador La Roque – Maranhão/MA”. Em particular, sobre a ocupação da terra como prática educativa e, sobretudo, a dimensão pedagógica nas ações concretas dos camponeses sem terra.

Neste contexto – segundo Gilvânia Ferreira da Silva – destacam-se as aprendizagens dos camponeses em luta de resistência nos conflitos e nas suas experiências de organização política e ofensiva emancipatória. E a Mestranda ressalta: “Os sujeitos desta pesquisa são os camponeses sem terra do acampamento Cipó Cortado, no município maranhense de Senador La Rocque”.

O estudo está estruturado em 3 dimensões para que possa contemplar o conhecimento do objeto e a relação com os sujeitos:

  1. Luta pela terra;
  2. Caráter político-pedagógico;
  3. Acampamento Cipó Cortado, expressão de luta emancipatória.

A metodologia adotada foi observação participante e entrevistas semiestruturadas com sujeitos do acampamento em estudo.

“O resultado da pesquisa aponta que a luta pela terra significa o momento de rompimento de uma trajetória de subordinação ao latifúndio e de uma vida de subserviência e exploração do trabalho, rompendo com a cerca de arame farpado que separa o camponês da sua terra de recriação da vida. O que lhe possibilita o reaprender a construir a vida no campo e se constituir enquanto sujeito em um processo de aprendizagem na experiência histórica da luta camponesa e do MST, participando coletivamente da libertação da terra, do trabalho e da subjetividade camponesa” -conclui.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora está reunida para avaliar o trabalho desenvolvido pela candidata Gilvania Ferreira da Silva em sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia, numa das Salas do Deptº de Pesquisas da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Integram a Comissão Examinadora: Dr.Eduardo Paulon Girardi (Orientador) e Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, ambos docentes do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e Profª.Drª.Maria Orlanda Pinassi, do Deptº de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.