mai 02

Clique para ampliar!
Criada em 17 de Dezembro de 1957, a 1ª Faculdade – FAFI – que deu origem à FCT/UNESP só foi implantada em Presidente Prudente no dia 03 de Maio de 1.959.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – teve sua implantação no dia 03 de Maio de 1959, funcionando inicialmente como Instituto Isolado de Ensino Superior do Estado (FAFI). Na Galeria dos Diretores, o 1º nome que surge identificado pela fotografia é o do Prof.Dr.Joaquim Alfredo Fonseca. Foi ele o pioneiro, atuando no período de 1958/1963. Desde então, vieram outras gestões e 16 Diretores. O mais recente a figurar na Galeria é o Prof.Dr.Marcelo Messias, natural de Presidente Prudente; eleito Diretor para o quatriênio 2014/2018 juntamente com o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo (Zeca).

A FCT/UNESP conta atualmente com 206 docentes altamente qualificados, sendo: 8 titulares; 19 Livres-Docentes; 151 Doutores e 21 Mestres, dos quais, 188 são contratados em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Esses Professores estão vinculados a 9 Departamentos: Cartografia, Educação, Geografia, Física, Química e Biologia, Estatística, Fisioterapia, Educação Física, Matemática e Computação, Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

Para a conservação, manutenção e preservação do Câmpus, a Instituição conta com 210 Servidores Técnico-Administrativos lotados em 5 Diretorias e Serviços: Diretoria Acadêmica (DTA); Diretoria de Administração (DTAd); Serviço Técnico de Informática (STI); Serviço Técnico de Administração e Biblioteca (STDB) e Diretoria de Serviços (DS). Dentre os Servidores aprovados em concurso, grande parte tem formação superior e os demais, concluíram pelo menos o curso médio.

Corpo discente

O Corpo Discente da FCT/UNESP é constituído por 2.937 alunos de graduação e707 de pós-graduação (506 Strito Sensu e 201 Lato Sensu). A nível de graduação são oferecidas anualmente 640 vagas em 12 cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Fisioterapia, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Educação Física e Licenciatura em Química, Física, Matemática e Pedagogia. Dentre os cursos, 4 deles são replicados no período noturno: Educação Física, Geografia, Matemática e Pedagogia.

Pós-Graduação

Em termos de pós-graduação, a FCT/UNESP conta com 6 Programas Strito Sensu, todos aprovados e avaliados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais (Programa Inter-unidades), Ciências Cartográficas, Geografia e Educação, Mestrado em Fisioterapia e Matemática Aplicada e Computacional.

Foram criados recentemente 3 Programas de Mestrado Profissionalizante: Matemática (Profmat) e MNPEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O 3º é o Mestrado Profissionalizante em Geografia, articulado à parceria da UNESP com os Comitês de Bacias Hidrográficas do Aguapeí-Peixe e do Pontal do Paranapanema.

Cursos de especialização

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP oferece em nível de graduação – lato sensu – periodicamente cursos de especialização em diversas áreas. Atualmente são oferecidos cursos de Gestão Educacional e Arte na área de Educação; especialização em Fisioterapia/6ª Edição. Desenvolvimento Territorial, Trabalho, Educação do Campo e Saberes Agro-ecológicos, na área de Geografia. Oferece ainda um Programa de Residência em Saúde, na área de Reabilitação Física (Ministério da Saúde e MEC). São oferecidos cursos de Gestão.

Dos 506 alunos matriculados nos programas de pós-graduação (Strito Sensu), cerca de 250 receberam bolsas de estudo concedidas por agências de fomento à pesquisa CAPES, CNPq, FAPESP, PROPG e outras. Atualmente existem 81 bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, com bolsas PIBITI e PICME; 55 da FAPESP e 2 Grupos PET (1 na área de Química) com 12 bolsistas e outro na área de saúde, contando com 39 bolsas no total.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para o quatriênio 2014/2018, o Prof.Dr.Marcelo Messias é o Diretor eleito, da FCT/UNESP juntamente com o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo (Zeca).

Na FCT/UNESP, o maior número de projetos e bolsas

Com uma tradição que chega aos 55 anos, a FCT é a unidade da Unesp que tem o maior número de projetos e bolsas de extensão universitária. Por isso, é reconhecida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX – e também por outras unidades. Há 109 projetos de extensão e desenvolvimento.

Nesses projetos trabalham 224 alunos de graduação, com bolsas BAAE II, dos quais 60 deles recebem bolsas BAAE III, aprovadas pela Congregação e custeadas pela Unidade para desenvolver estágios. Somam-se ainda 28 projetos vinculados ao Programa Núcleos de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), beneficiando ainda 49 bolsistas que trabalham sob a supervisão de seus orientadores.

Moradia Estudantil

Em números, a FCT/UNESP conta atualmente com uma Moradia Estudantil que oferece 126 vagas a alunos provenientes de outras cidades ou regiões brasileiras a mais de 200 km de Pres.Prudente ou mesmo de Estados e países vizinhos. Para esses moradores a Universidade concede 120 bolsas
BAAE 1, mais o subsidio Alimentação para alunos classificados como Carentes na avaliação socioeconômica; além de 90 auxílios-aluguel.

A unidade conta ainda com um Restaurante Universitário, que oferece 300 refeições diárias no almoço. Dentre 2.937 alunos de graduação da FCT/UNESP, cerca de 650 recebem algum tipo de bolsa ou auxílio, o que representa mais de 20% do total de alunos da Instituição.

O Câmpus possui cerca de 40 hectares localizados no interior da malha urbana de Presidente Prudente. A área construída – nos últimos anos – passou de 30.000 m2 para mais de 35.000 m2, onde foram implantadas inúmeras e importantes edificações.

Obras mais recentes

Citando as obras mais recentes e de maior evidência no Câmpus da FCT/UNESP destacamos: o Restaurante Universitário; o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ergonomia (NEPErg); Bloco D da Moradia Estudantil; Prédio da Seção Técnica de Materiais e do Serviço Técnico de Informática; Prédio da Rede de Cidades Médias (ReCiMe); Marquetaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo; antigo prédio do Salão de festas da ASA e um Container que abriga o Biotério.

Frota disponível

A Instituição conta com uma frota de 14 veículos – dos quais 4 foram substituídos nos últimos anos – incluindo a aquisição de um novo Ônibus, moderno e climatizado. O Setor de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia é muito atuante. No período de Janeiro de 2011 a Julho de 2012 foram realizadas 1.012 viagens e 4.380 atendimentos internos, totalizando: 869.538 km rodados com utilização desses veículos.

A Biblioteca da FCT é uma das 34 que compõem a Rede de Bibliotecas da UNESP. Está instalada em um prédio de 2.110 m2, com 2 pavimentos climatizados e informatizados; divididos em áreas específicas para acervo, leitura, circulação, projeção e treinamentos em base de dados e administração. O acervo bibliográfico conta com 84.927 livros, 1.993 títulos de periódicos impressos com 108.736 fascículos, 2.982 teses, 2.416 trabalhos acadêmicos, 2.421 mapas, 1.464 materiais especiais (fitas de vídeo).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Restaurante Universitário – em pleno funcionamento com 300 refeições diárias – e o prédio destinado à Rede de Cidades Médias (ReCiMe) foram duas importantes conquistas da Universidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Biblioteca da FCT é uma das maiores do interior. O acervo bibliográfico reúne 84.927 livros; 1.993 títulos; 2.982 teses e 2.416 trabalhos acadêmicos. O número de estudantes que a freqüentam é bastante expressivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A frota de veículos para utilização diária na FCT/UNESP é renovada freqüentemente. A aquisição mais recente é deste moderno Auto-ônibus – dotado de todo conforto – para viagens mais longas.

Mil Computadores no Parque da FCT

O Parque Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – dispõe de uma Rede com cerca de 1.000 Computadores, Rede sem fio (Wirelles ou Wi-Fi) com mais de 3 mil usuários habilitados; além de uma Rede de Telefonia IP e mais de 500 aparelhos em uso constante, com Fibra Ótica. Essa estrutura foi implantada em Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Departamentos de Ensino, Auditório, Anfiteatros, Salas de Videoconferências e também nas Seções Administrativas, com apoio técnico para manutenção.

Ferramentas para nanociência e nanotecnologia

A Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT dispõe de um Laboratório Multiusuário – LabMME V – ultramoderno, dotado de um Microscópio Eletrônico de Varredura Modelo EVO LS 15(fabricado pela Carl Zeiss), que foi adquirido com recursos da Reitoria da UNESP. Trata-se de um equipamento que permite a realização de medidas, desde o modo ambiental até a microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução.

Com esse recurso, podem ser atendidas as mais diversas demandas no que se refere à caracterização microestrutural de materiais, biomateriais, amostras biológicas e outras. Ressalta-se também que o equipamento fornece ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da nanociência e nanotecnologia. No Laboratório LabMME V é possível fazer análises morfológicas, bem como quantitativa dos diversos tipos de amostras provenientes de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, biológicos e outros.

Informações que nos foram transmitidas, dizem que “nas análises morfológicas é possível obter resoluções menores que 100nm; e nas análises quantitativas, mapear os elementos químicos constituintes da amostra por espectroscopia de energia dispersiva (EDS)”.

Clique para ampliar!
Este Laboratório (LabMMEV) ultramoderno é dotado de um dos mais importantes e valiosos Microscópios Eletrônicos para o desenvolvimento da nanociência e nanotecnologia na FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.