out 14

Como docente – especialmente convidado – esteve na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Prof.Dr. José Armando Valente, Coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – Nied/Unicamp, que na oportunidade ministrou importante palestra. Foi durante a realização do XXXI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação, dia 11 de Outubro no Anfiteatro II.

O tema abordado pelo Prof.Valente foi: “Comunidades de aprendizagem, formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” (TIC). Ele deu enfoque especial à sua nova publicação especializada: “O Computador na Sociedade do Conhecimento”, uma obra patrocinada pela Organização dos Estados Americanos – OEA – Secretaria de Educação à Distância; SEED/MEC e Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Entre as expectativas que as novas práticas pedagógicas tendem a suscitar, inclui-se a ruptura do ciclo da pobreza em que se debate um grande número de estudantes – discriminados em função da renda familiar, status social, região onde residem, ou deficiências de ordem física ou mental – e do sentimento de impotência, ou de desânimo, que contagia importantes extratos de nossa população. Se o ensino profissional tivesse respostas para tamanhos desafios, seguramente já as teria oferecido à sociedade, apesar do reconhecido isolamento em que se encontra a instituição escolar, vítima da carência de recursos e de controles obsoletos, geradores de inércia e conformismo – diz o docente.

Como a escola ainda tem um grande potencial de mudança, é possível dentro de certos parâmetros, esperar dos docentes, administradores, alunos e comunidade, iniciativas concertadas de alteração do status quo. Esta é a promessa que encerram os projetos elaborados e executados com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, como o Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas que deu origem a este livro.

Estes projetos que utilizam o Computador e outros meios para criar ambientes favoráveis à construção do conhecimento, resultam da convicção de que, embora seja lenta, a mudança na escola tem de acompanhar, na medida do possível, o ritmo de progresso de outros seguimentos da sociedade, particularmente o setor produtivo, onde o trabalho em equipe e a criatividade,não se coadunam com um sistema escolar amparado sobretudo na memorização de conteúdos e na transmissão de dados e informações “de cima para baixo”.

A formação do Professor para ser capaz de integrar a informática nas atividades que realiza em sala de aula deve prover condições para construir conhecimento sobre as técnicas computacionais; entender porque e como integrar o Computador na sua prática pedagógica e ser capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa prática possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo, e voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno. Deve se criar condições para que o Professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividos durante sua formação para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.

Em suas conclusões diz o Prof.Dr. José Armando Valente: A sociedade atual passa por grandes mudanças, exigindo cidadãos críticos, reflexivos, com capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em grupo, de se conhecer como individuo e como membro participante de uma sociedade que busca o seu próprio desenvolvimento; bem como o de sua comunidade. Cabe à Educação formar esse Profissional. Por essa razão, a educação não pode mais restringir-se ao conjunto de instruções que o professor transmite a um aluno passivo; mas deve enfatizar a construção do conhecimento pelo aluno e o desenvolvimento de novas competências necessárias para sobreviver na sociedade atual.

O Coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação-Nied/Unicamp veio até Presidente Prudente, especialmente para o XXXI Colóquio do Programa de Pós-Graduação/Educação.

A palestra proferida pelo docente da Unicamp, Prof.Dr.José Armando Valente durante o Colóquio agradou a todos os participantes. Ele veio como convidado especial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Depois de uma ampla exposição, o Coordenador do Nied/Unicamp falou da importância da publicação: “O Computador na sociedade do crescimento”, financiada pela OEA, Secr.de Educação à Distância, SEED/MEC e UNICAMP.