mar 28

Vinte e cinco alunos dos vários cursos de graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – saíram às ruas de bairros adjacentes na manhã de Sábado (dia 23/Março) e arrecadaram 290 kg de gêneros alimentícios. Foi um trabalho de pouco mais de uma hora, visitando casa por casa do Jardim das Rosas, Vila Santa Helena e imediações do Morumbi. Além dos alimentos também houve oferecimento de calçados e roupas usadas, também recebidos pelos integrantes do movimento que se realiza na FCT/UNESP pelo 4º ano consecutivo.

A entidade que se beneficiou com a arrecadação foi o Lar Santa Filomena, instituição voltada à formação de crianças e adolescentes e reconhecidamente necessitada. Por isso, ao tomar conhecimento da campanha realizada na FCT/UNESP, seus dirigentes tomaram a iniciativa de designar dois funcionários (um motorista e um auxiliar), para receber os gêneros, roupas e calçados arrecadados, transportando-os em veículo próprio na tarde de 3ª feira (dia 26/Março).

Para promover o “Trote Solidário” estiveram empenhadas duas empresas Juniores: a EJEST (Estatística) e a EJComp (Computação), que lideraram os trabalhos de preparação, divulgação e visitas no dia 23 de Março. A trajetória começou com a formação de três grupos para atender os setores previamente designados. O Prof.Arana (que é morador vizinho ao Portão 2) foi o primeiro a ser despertado na manhã de sábado. Ele atendeu prontamente e fez sua doação. O mesmo aconteceu com centenas de pessoas visitadas pelos estudantes.

Como é natural, as pessoas mais humildes atenderam e entenderam as razões da arrecadação, doando o que tinham disponível. Outros moradores em áreas protegidas por Portões Eletrônicos, Cerca Eletrificada, Câmeras e outros meios de segurança, nem sempre foram solícitos. Em alguns lugares, foram até ”ríspidos” com moças e rapazes que os procuraram para doar alguma coisa em benefício de pessoas carentes. Ou alegaram que “a mulher não estava em casa” e portanto, não teriam nenhum donativo para oferecer. Outros chegaram até a reclamar que foram acordados muito cedo, sem necessidade alguma; e disseram para voltar outra hora…

Concluídos os trabalhos de arrecadação, todos os componentes dos três grupos se concentraram no Campus da Unesp para um balanço geral. E concluíram após a contagem e pesagem dos gêneros alimentícios recebidos, que chegam a 290 kg, isto é, dez kg a menos que o ano passado. Dentre os produtos embalados que receberam como doação, estava em maior quantidade: Macarrão, seguido de Óleo de Cozinha e Farinha de Trigo. As roupas que totalizaram cinco sacos (fardos) eram constituídos de peças de uso masculino ou feminino, como: Calças Jeans, Camisetas e outras. Também foram recebidos inúmeros pares de calçados, especialmente Tênis masculino ou feminino. Tudo foi destinado ao Lar Santa Filomena.

O 1º grupo reunido, monta sua estratégia: iniciar as visitas pelo morador mais próximo. E o escolhido foi o Prof.Arana, que reside bem ao lado do Portão 2 da FCT/UNESP.

Outros vizinhos do Jardim das Rosas também são muito receptivos. E oferecem como doação o que tem de mais fácil, a não ser em casos especiais que têm outras desculpas.

Esta senhora entendeu as razões do apelo do jovem universitário: entregou o que tinha disponível. Gente humilde é sempre assim – diz a turma da Unesp na Vila Sta.Helena

Na manhã de Sábado, um toque de campainha pode incomodar quem esta dormindo. Mas é preciso paciência; e o pedido é feito do Portão. Do outro lado, tudo positivo!

E aquí, o resultado das primeiras coletas junto aos moradores da Vila Santa Helena (do outro lado do Pq. do Povo). O grupo de Universitários está eufórico com o apoio.

O trabalho continua: quando se encontra alguém mais familiarizado com a Unesp, tudo fica mais fácil. É conversa de calouro com o Veterano, com apoio decisivo dos demais moradores.

Aqui está o resultado de uma união de esforços de três grupos envolvidos no Trote Solidário/2013: 290 kg de gêneros alimentícios arrecadados em pouco mais de 1 hora.

E quem ganhou com isso foi o Lar Santa Filomena, a entidade carente que mereceu apoio e atenção especial das Empresas Juniores EJEST e EJComp e dos novos alunos que acabam de ingressar nos cursos de Graduação da FCT/UNESP.