mar 28

Tendo como Orientador, o Prof.Dr Márcio Rogério Silveira, docente do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, o candidato Airton Aredes (Pós-graduação do Programa de Geografia), defendeu tese de Doutorado na FCT/UNESP. O ato verificou-se no Anfiteatro II, no dia 22 de Março de 2013, a partir das 08h30, cujo tema foi: “Transporte Aéreo e Turismo: A dinâmica dos fluxos por vôos Charter e fretamentos domésticos de passageiros no Brasil”.

Fizeram parte da Banca Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito e Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, ambos do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Roberto França da Silva Junior, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Integração Latinoamericana e Prof.Dr.Adauto de Oliveira Souza, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

Airton Aredes – que é natural de Presidente Prudente/SP – citou em sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, o propósito e reflexão sobre os fluxos produzidos pelas interações espaciais resultantes da relação entre transporte aéreo e turismo, pelo viés dos voos Charter e de fretamentos domésticos de passageiros. E diz: “No atual estágio da sociedade em que é inegável a influência do meio técnico e científico-informacional na organização espacial, a velocidade nos deslocamentos, assim como a de realização do capital, é fundamental na medida em que as distâncias entre a realização do trabalho e do turismo estão cada vez maiores. Porém, mais facilitadas pela utilização do modal aéreo nos deslocamentos espaciais”.

Acrescenta Aredes: Seja a trabalho ou a lazer e turismo, o modal aéreo se configura como importante meio para intensificação da fluidez territorial e nos remeteu a refletir sobre a orígem dessa invenção e suas inovações ao longo do tempo. Dessa forma, procuramos descrever como se deu o desenvolvimento do transporte aéreo no mundo e no Brasil, baseando-se em uma abordagem histórica e relacionando-o com o desenvolvimento do turismo. Em seguida procuramos enfocar como o meio técnico-científico-informacional se impôs na organização da dimensão aérea do espaço geográfico. Visto por nós como um sistema de objetos, ações e normas que têm reflexos nos vôos não regulares (Charter e Fretamentos).

Airton Aredes diz perante a Banca Examinadora: “Em seguida, abordamos a relação turismo e transporte aéreo. Inicialmente pelos voos regulares e mais aprofundadamente pelos voos não regulares, procurando demonstrar sua evolução. E por fim, analisamos e produzimos representações cartográficas da dinâmica dos voos não regulares no Brasil, abordando as companhias aéreas que prestaram esses serviços no período delimitado pela pesquisa” – concluiu

A Banca Examinadora especialmente constituída para avaliar a tese de Doutorado/Geografia, defendida pelo candidato Airton Aredes, dia 22/Março no Anfiteatro II da FCT/UNESP – Presidente Prudente –SP.

Aredes no seu relato perante a Banca, cujo tema foi: “Transporte Aéreo e Turismo: A dinâmica dos fluxo por vôos Charter e Fretamentos domésticos de passageiros no Brasil”. Orientador: Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira.

Concluída a defesa de tese de Doutorado, a Banca Examinadora se reúne para uma foto histórica: ao lado do Doutorando Airton Aredes, que acaba de concluir sua tese de Doutorado/Programa de Geografia da Unesp.