mar 19

Na última semana foram reiniciadas as aulas do Curso de Mandarim na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – reunindo 60 Veteranos dos Níveis: I,II,III e IV e 30 alunos iniciantes. Para ministrar as aulas, mais uma vez aqui se encontra disponível (desde o último semestre) a Professora Jou Xiao JIao, credencianda e designada pelo Instituto Confúcio da tradicional Universidade Hubei, da China para atuar em Presidente Prudente – SP.

Para a formação da nova turma – através de inscrições prévias – foram disponibilizados três dias, de 6 a 9 de Março; e por incrível que pareça as vagas foram preenchidas nas primeiras horas do dia 6. Aqueles que não tiveram a oportunidade de abrir inscrições, uma recomendação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães que é o Coordenador do curso de Mandarim na Unesp de Presidente Prudente: Aguardem a chegada do 2º semestre, quando abriremos mais vagas para o Nível I.

Pelas informações do Professor Raul, a primeira turma a colar grau pelo curso de Mandarim é constituída por cinco alunos. Eles vêm freqüentando o curso desde sua implantação em Agosto de 2010 na FCT/UNESP. Agora estão na etapa final com aulas aos Sábados, das 14 às 17hs até o mês de Junho, quando o curso será concluído. Outras turmas de Níveis II, III e IV têm aulas durante a semana.

Nova turma

Os novos alunos em número de trinta se apresentaram para a aula inaugural na última 5ª.feira (dia 14 de Março), às 18h30. A sala ficou superlotada e quando a Profª Jou se fez presente com todo o seu charme e simpatia, foi aquela empolgação geral. O difícil foi entender o que estava escrito na lousa e o que foi dito verbalmente para recepcionar a Professora que não fala o Português, e os novos alunos que não falam o Mandarim. Ela, muito solícita dizia: Obrigado!

As aulas para os novos alunos – Nível I – são ministradas às 5ªs. e 6ªs.feiras, das l8h30 às 20h00. Entre os alunos, dois deles foram os que mais chamaram a atenção: o mais idoso, com 64 anos, Sr.Antonio Carlos de Oliveira; e o mais novo, Leandro Yuji, de apenas 15 anos de idade. Antonio Carlos tem um curriculum invejável: Gosta de idiomas. Por isso, fala fluentemente o Inglês, Alemão e Japonês; e na maior parte o Português e o Espanhol. Esporadicamente, o Hebraico, Grego e Árabe.

Para um Poliglota que nasceu e cresceu em Presidente Prudente, onde fez vários cursos de Telecomunicações – exercendo as funções de Técnico – Professor de Matemática, Inglês e Ciências da Computação, com 14 anos de serviços como Coordenador de um Curso Técnico de Eletrônica no Colégio Braga Mello, nada é difícil. O Mandarim representa para ele, mais um curso de utilidade e conhecimentos gerais, que muitos outros interessados não deveriam perder.

A nova classe, reunida e preparada para recepcionar no primeiro dia de aula, a Professora do Curso de Mandarim, do Inst.Confúcio/Unesp-Universidade Hubei, Jou Xiao Jiao.

Os alunos à medida que vão chegando, são carinhosamente recepcionados. E aí começa a aula para uma nova turma formada em 2013 na FCT/UNESP – Campus de Pres.Prudente/SP.

Aqui se encontram pessoas de todos os níveis e de faixas etárias as mais diferentes. O Sr.Antonio Carlos de Oliveira (à frente) é o mais idoso, com 64 anos. Mas há também os mais jovens. Leandro Yuji de apenas 15 anos de idade, é o mais novo aluno do curso de Mandarim.