mar 11

Mesmo no período das férias no inicio deste ano, foram inúmeras as Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado desenvolvidas por alunos de graduação e Pós-graduação nas áreas de: Fisioterapia, Geografia, Matemática Aplicada e Computacional, Educação e Ciências Cartográficas. Em Janeiro tivemos nove sessões e na primeira quinzena de Fevereiro, outras cinco; das quais, duas relativas à defesa pública de tese de Doutorado – Programa de Pós-graduação em Geografia.

Em destaque, duas defesas de dissertação de Mestrado nas áreas de Geografia e Educação na 2ª.quinzena de Fevereiro, tendo como Orientadores o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (dia 22/Fevº) e Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes (dia 28/Fevº), dos Departamentos de Geografia e Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Pres.Prudente.

Temas abordados: dia 20/Fevº – candidato Guilherme Magon Whitacker/ Programa de Geografia; título: “O Programa Estadual de Microbacias e a atuação da Associação dos Produtores Rurais de Eneida na promoção do desenvolvimento sustentável na microbacia hidrográfica do Córrego Pereira”. Dia 22/Fevº – candidata Iara Mara Silva de Souza/Programa de Educação; título: “O currículo do curso de Educação Física da FCT/UNESP/Pres. Prudente: Implicações nas concepções de futuros educadores”.

Microbacias e atuação de uma Associação

O tema diz respeito ao Córrego Pereira, que faz parte de uma bacia hidrográfica do Programa Estadual de Microbacias e atuação de uma Associação dos Produtores de Eneida, distrito rural de Presidente Prudente. Foi defendido na dissertação de Mestrado pelo candidato Guilherme Magon Whitacker no dia 20/Fevº, tendo o Prof. Nivaldo como Orientador. Integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e Prof.Dr.Wagner Costa Ribeiro, do Deptº de Geografia/Ffich/Universidade de São Paulo-USP.

O Mestrando declara que o referido programa se propôs a estimular um novo modelo de desenvolvimento voltado aos pequenos produtores rurais, cujas propriedades deveriam ter área de até 50 hectares, com no mínimo 70% de sua renda proveniente de atividades agropecuárias; priorizando através de suas ações: o manejo adequado de recursos naturais e a conscientização do produtor rural sobre a necessidade de preservação dos mesmos.

Para averiguarmos esses pontos – diz Whitacker – nos remetemos a procedimentos metodológicos que permitiam averiguar a concretude de suas ações e, principalmente entender que a proposta de desenvolvimento sustentável, sem uma coerente articulação entre os diferentes grupos sociais envolvidos (Associação dos Produtores ASPREN e a CATI) não se materializa…

Finalizando sua defesa de dissertação de Mestrado frisa o Mestrando: “Apesar de o programa trazer alguns resultados pontuais positivos em relação à proteção de mananciais, por exemplo, entendemos que se encontra muito distante do que poderia ser chamado de um Programa de desenvolvimento sustentável”.

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A Banca Examinadora reunida no Anfiteatro VI acompanhou atentamente a defesa de dissertação de Mestrado/Progr.de Geografia, pelo candidato Guilherme Magon Whitacker.

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O Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e um grande de pessoas interessadas acompanhou o desenvolvimento da dissertação realizada no Campus da Unesp-Pres.Prudente.

 

Perante a Comissão Examinadora constituída pelo Orientador

Currículo do curso de Educação Física

Prof.Dr.Albuquerque Gomes, do Deptª de Educação da FCT/UNESP; Profª.Drª.Helena Faria de Barros e Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, ambas da FCT/UNESP-Campus de Presidente Prudente – disse a Mestranda Iara Mara Silva de Souza: “Essa dissertação de Mestrado vinculada à linha de pesquisa “Políticas públicas. Organização escolar e formação de professores”, surgiu do int eresse em compreender duas qwuedstões; como o curso de Ediucação Fisica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – interfere no processo de formação de professores para educação básica; Como o currículo proposta (2006/2009) interferiu no processo de formação para educação básica?

Depois, frisa Iara Mara: Esta pesquisa tem um caráter qualitativo, do tipo estudo do caso… Seu principal objetivo foi identificar a influência do curso de Educação Física na concepção que os alunos em formação inicial têm sobre sua futura atuação profissional na escola… O projeto de pesquisa foi pelo Comitê de Ética em pesquisa da FCT/UNESP de Presidente Prudente com vista a atender aos procedimentos éticos da pesquisa científica.A escolha dessa temática se mostrou relevante…

Ao término do trabalho – diz Iara Mara – destacamos dois pontos importantes para respondermos à nossa pergunta-problema e cumprir os objetivos desse trabalho: destacamos a importância da vida acadêmica cotidiana junto a um grupo de pesquisa e a relevância da disciplina Estágio Supervisionado na formação inicial de professores.

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O Programa de Educação da FCT/UNESP recebeu no Anfiteatro VI (dia 28/Fevº) a candidata Iara Mara Silva de Souza para sua defesa de dissertação de Mestrado.

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O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes (ao centro), tendo ao lado as Profªs.Drªs.: Helena Faria de Barros e Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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