nov 20

Considerado um dos maiores e mais importantes eventos de cunho científico e cultural acaba de ser realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente, o II Seminário Internacional sobre Microterritorialidades nas cidades. A Coordenação foi do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia com o apoio da AGB, Diretório Acadêmico e Seção de Pós-graduação do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. A abertura solene foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Instituição, que foi o primeiro a se pronunciar seguido de outros membros da mesa.

Em se tratando de um evento internacional, o primeiro conferencista foi o Prof.Dr.Armando Silva, da Universidad Externado da Colômbia que falou sobre os Microterritórios urbanos. A conferência seguinte foi proferida no período noturno pelo Prof.Dr.Jonathan Binnie, da Universidade Metropolitana de Manchester/Reino Unido, abordando a Geografia ref. a Microterritorialidade urbana. As duas conferências foram intercaladas com a apresentação de trabalhos e atividades culturais com o espetáculo: ”Requiem para um rapaz triste” e no período noturno, as Bandas Mocambo Groove, Butequeiros S/A e DJ Cássio.

No dia seguinte – 13 de Novembro – realizou-se na parte matinal uma Mesa redonda, que enfocou o problema do Espaço Público, com a participação dos Profs: Angelo Serpa, da Universidade Federal da Bahia, Rogério Proença Leite, da Universidade Federal de Sergipe, Tânia B.Blomfield, da Universidade Federal do Paraná e Edna Maria Goes, da Faculdade de Ciências e Tecnologida da Unesp/Presidente Prudente.

Dentre todos os assuntos que mereceram avaliação , destaque especial no Espaço público para o Parque do Povo, implantado em 1977 na Administração Walter Lemes Soares, com novos investimentos e manutenção permanente por parte dos demais prefeitos que o sucederam. Efetivamente é a maior área de Lazer, Esportes e Recreação de toda uma região administrativa com mais de 50 municípios. Uma manifestação cultural antecipou uma outra Mesa redonda programada para oinício do período noturno com apresentação de Capoeira de Angola e intervenção artística, mediante encenação de “A Princesa da Zona Urbana”.

Seguiu-se a 2ª. Mesa redonda do dia 13 de Novembro, voltada aos Movimentos Sociais Urbanos e Microterritorialidades, com a participação de Ângela de Moraes Sant’ana, representante dos Sem Teto do Rio de Janeiro, Luiz R.de Barros Mott e Rosângela Araujo, ambos da Universidade Federal da Bahia. Em debate: Movimentos Sociais Urbanos do Rio de Janeiro foram apresentados e comentados pelos componentes da mesa, todos eles com uma convivência constante com favelados e moradores da zona periférica; em contraste com a imagem de “Cidade maravilhosa” transmitida aos visitantes, especialmente turistas.

É importante ressaltar que outras atividades relativas ao Seminário Internacional se desenvolveram simultaneamente no Anfiteatro II, Auditório I e Anfiteatro IV, onde foi feita a apresentação de trabalhos e assuntos os mais diferentes, tratados com a maior seriedade. À cada momento um tema diferente: numa localidade em qualquer região do país envolvendo questões sociais, desde crianças até jovens e adultos de qualquer faixa etária. Homosexualidade, caminhos e descaminhos, territorialidades alteradas, muros da exclusão, mídia alternativa, Lan Houses, grafites, pichações, manifestações folclóricas, rituais de chegada e entrega de bandeiras, olhares cruzados aos devotos do Padre Cicero, microterritórios da religião católica, terreiros de candomblé, Pirotecnia lúdica, Espadeiros do Espaço Urbano e outros temas.

No último dia (14 /Novº), a programação se desenvolveu no Auditório da FCT/UNESP, das 08h30 às 22h00 e foi voltada especialmente para uma Mesa redonda no período da manhã, versando sobre Aspectos Teórico-Metodológicos de Diferentes escalas. Participaram: o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS , Álvaro Luiz Heidrich; Mônica Beatriz Lacarrieu, da Universidade de Buenos Aires/Argentina; Rogério Haesbaert e Werther Holzer, ambos da Universidade Federal Fluminense/UFF.

No período noturno (a partir das 19h00), atividades culturais com o Bloco de Maracatu de baque virado “Maracanóis” no Hall do Discente V. Anteriormente, as apresentações ocorreram no Auditório I e nos Anfiteatros I e II. A Conferência de encerramento do evento, verificou-se no Auditório da Unesp a partir das 20hs, com a presença e participação do representante da Universidade Jena da Suiça, Benno Werien.

Inovação nas comunicações

Nesta e nas conferências anteriores em língua estrangeira, o que mais chamou a atenção dos participantes do II Seminário Internacional sobre Microterritorialidades nas cidades foi a tradução simultânea. Através de um moderno sistema eletrônico utilizado pela primeira vez na FCT/UNESP, tornou-se possível a cada participante acompanhar através de fones o que o conferencista está dizendo na versão brasileira. O sistema utiliza uma intérprete que traduz fielmente tudo que o palestrante ou conferencista está dizendo no seu idioma.

Na apresentação dos trabalhos paralelos realizados de 12 a 14/Novº no Auditório I e Anfiteatros I e II, participação das seguintes personalidades: Dia 12 – Aldenilson dos Santos Vitorino Costa; Ana Cláudia Nogueira Maia; Pedro Henrique de Oliveira Gomes; Evandro Fiorin e Rafael Loureiro; Victor Iacovini e Maria Clelia Lustosa Costa; Jonathan da Silva Marceliono; Jodenir Calixto Teixeira; Dercilio Borges dos Santos; Elisângela Calixto Teixeira e José Antonio Herrera. E ainda: José Queiróz de Miranda Neto; Rodolfo Pragana Moreira; Maria Medianeira dos Santos; Paulo Roberto Rodrigues Soares e Valéria Cristina Pereira da Silva; Flávia Maria de Assis Paula; Lucineide Mendes Pires; Vinicius Cabral; Felipe Augusto Moreira Bonifácio; Fernando Bertani Gomes e Diego Elias Santana Duarte.

No dia 13/Novº as atividades paralelas ocorreram nos mesmos locais já citados, envolvendo trabalhos com as seguintes pessoas: Cláudia Regina Rodrigues; Sandra Ana Bolfe; Victor Santana Gonçalves. Thiago Santa Rosa de Moura; Luana Isis do Nascimento; Esdras Santos de Lima; Lucas Labigalini Fuini; Raphaela Granato Dutra; Laís Ximenes Miranda; Renata Sakurai; Joseli Maria Silva; Lana de Souza Cavalcanti; Fernanda Aparecida de Souza; Cecília Esmeraldo; Tito Oliveira Coelho; Marinalva dos Reis Batista; Ana Paula Colavite; Cecilia Esmeraldo e Diego Fernando Rodrigues Azorli.

Finalizando a relação de trabalhos apresentados no II Simpósio Internacional de Micro territorialidades nas cidades envolveu no dia 14/Novº: Ana Maria Hoepers Preve; Michelle Martins de Oliveira; Raphael Meira Knabben; Ana Gabriela de Jesus Araujo; Janio Roque Barros de Castro; Fernanda Cunha de Carvalho; Angélica Vieira de Souza; Virgilio Tomas Garcia; Igor Catalão e Maria Angélica de Oliveira Magrini.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O II Simpósio Internacional sobre Microterritorialidades nas cidades realizado em Presidente Prudente foi aberto oficialmente no dia 12/Novº pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que se realiza a cada dois anos, esteve sob a coordenação do Prof.Dr. Nécio Turra Neto. Nestas fotos ele se pronuncia juntamente com o Prof.Dr.Raul B.Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O primeiro conferencista a se apresentar, Prof.Dr.Armando Silva veio como representante da Universidad Externado da Colômbia e falou sobre Microterritórios urbanos. No local houve também lançtº de livros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Mesa redonda realizada na manhã de 13/Novº,o tema debatido foi: Espaço Público e Microterritorialidades Urbanas. Enfoque no Parque do Povo pela Profª.Drª.Eda Maria Goes/FCT-UMESP e Tânia.Blomfield da UFPR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um sistema avançado de comunicação radio/fones foi implantado pela 1ª.vez em Presidente Prudente e facilitou o contato com o conferencista (Jonathan Binnie),da Univ.Metropolitana de Manchester/Reino Unido.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os participantes desta e de outras conferências em língua estrangeira tiveram a oportunidade de entendimento através da tradução simultânea em nosso idioma – via fone – por todo o período.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Mesas redondas fizeram parte do II Simpósio sobre Microterritorialidades – este ano em Presidente Prudente e anteriormente no Rio de Janeiro – debatendo assuntos atuais que envolvem a comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Movimentos Sociais ocuparam espaço especial neste Seminário Internacional. Ângela de Moraes Santana, representante do Sem Teto do RJ, Luiz de Barros e Rosângela Araujo/da UFBA, os debatedores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, a Conferência com o representante da Universidade de Jena/ Suiça: Benno Werlen, que foi acompanhado por todos com máximo interesse. Falou em Alemão com tradução simultânea e recebeu cumprimentos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.