nov 20

A aluna do curso de graduação em Educação da FCT/UNESP, Natália Teixeira Ananias fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 14/Novº a partir das 14h00, tendo abordado o tema: ”Educação Ambiental e água: Concepções e práticas educativas em Escolas Municipais”. Sua Orientadora foi a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Também fizeram parte da composição da Mesa, integrando a Banca Examinadora a Profª;Drª. Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e a Profª Drª . Raimunda Abou Gebran, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. A defesa pública realizou-se na Sala 2 – Discente IV – da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

O trabalho elaborado pela candidata ao Mestrado de Educação, defende a relevância de discutir a questão da água como conteúdo essencial para a formação do aluno. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo ”estudo de caso“, em que os dados foram coletados a partir da análise documental dos Planos Diretores de 28 Escolas e da aplicação de questionários e entrevistas com quatro professores da Rede Municipal.

Os dados foram analisados com base no referencial técnico a respeito da água, educação ambiental e prática docente. Os resultados obtidos na pesquisa apontam a existência de Projetos Especiais a respeito da Educação Ambiental em dez escolas; porém, não tratam especificamente da água. Os professores não tiveram acesso durante a formação inicial e continuada a discussão sobre Educação Ambiental e água.

Natália dá prosseguimento à sua defesa de dissertação de Mestrado em Educação, afirmando: “Os Professores consideram relevante ensinar sobre água e destacam principalmente os hábitos e atitudes em prol de seu uso racional na escola e nas residências. Contudo, os conteúdos merecem aprofundamentos teóricos, complementações e articulações com a realidade vivida.

Os Professores não mencionaram os mananciais de abastecimento da cidade de Presidente Prudente e tampouco os materiais educativos disponibilizados sobre a questão da água no contexto local. Esse estudo permitiu um olhar atento sobre as concepções e práticas educativas dos professores, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, no que diz respeito principalmente à formação de Professores para a Educação Ambiental” – finalizou Natália Teixeira Ananias.

A Banca Examinadora formada pelas Profªs.Drªs:Raimunda Abou Gebran, Gilza Maria Zauhy Garms e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin se reúne especialmente para ouvir e avaliar a defesa de dissertação de Mestrado/Educação, da candidata Natália Teixeira Ananias.

A aluna de graduação relata seu trabalho de pesquisa que desenvolveu junto às Escolas Municipais de Pres. Prudente, onde avaliou a Educação Ambiental e a água potável destinada ao suprimento da população escolar, sem mencionar mananciais e qualidade da água.