nov 14

Perante a Banca Examinadora reunida no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, a candidata Janaína Francisca de Souza Campos, defendeu tese de Doutorado / Programa de Pós-graduação em Geografia. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, em 29 de Outubro de 2012.

Da Banca Examinadora fizeram parte – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departº de Geografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Julio Cezar Suzuki, do Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP; Prof.Dr.João Cleps Junior, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU e Prof.Dr.Munir Jorge Felício, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

O tema escolhido pela Doutoranda versou sobre ”Leituras dos Territórios Paradigmáticos da Geografia Agrária: Análise dos Grupos de Pesquisa do Estado de São Paulo” e foi assim resumido: ”Esta pesquisa teve como objetivo principal a identificação e a análise das temáticas e dos paradigmas com grupos de pesquisa em Geografia Agrária do Estado de São Paulo.

Os grupos de pesquisa são territórios paradigmáticos que , com suas teorias, métodos, conceitos, intencionalidades e ideologias , compartilham paradigma e representam parte da unidade, diversidade e diferencialidades da Geografia Agrária. Amparados por estrutura de socialização, prática, ações e temáticas de estudo de grupos disseminam e disputam poderes explicativos”.

Janaina esclarece em seu relato de forma resumida: “Realizamos um amplo levantamento crítico da produção de oito grupos, tendo como base: teses, dissertacões, trabalhos publicados em eventos científicos e entrevistas”.

Finalizando, esclarece: “Dois paradigmas orientaram a nossa analise: o PCA e o PQA. Através deles, observamos a conflitualidade presente no pensamento geográfico, em que os estudos desenvolvidos pelos grupos na busca de firmarem poderes explicativos de interpretação do espaço, conformam territórios paradigmáticos distintos”.

Janaina Francisca de Souza Campos se apresenta à Banca Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Dois membros integrantes da Banca: o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e o Prof.Dr.Munir José Felício, da Univ.do Oeste Paulista/UNOESTE.

Concluindo sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Geografia, Janaina registra sua passagem pela FCT/UNESP nestas fotos, ao lado do seu Orientador, Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes.