nov 14

No último dia 22/Outº na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o candidato Altieris Porfírio Lima, do Programa de Pós-graduação em Geografia fez sua defesa de dissertação de Mestrado. O tema escolhido foi:”Análise de impactos associados à precipitação na cidade de São Carlos/SP”e teve como Orientadora, a Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departº de Geografia da FCT/UNESP.

Fizeram parte da Banca Examinadora, a Profª.Drª. Luci Hidalgo Nunes, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Prof.Dr.João Lima Santana, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente. A dissertacão foi desenvolvida no Anfiteatro II a partir das 9hs.da manhã do dia 22/10/2012.

Em sua defesa pública, Altieris destacou o aumento da concentração populacional nas áreas urbanas brasileiras, oorrido principalmente a partir da segunda metade do século XX, tendo como um de seus reflexos os graves problemas socioambientais, observados atualmente. E ressalto: “Frequentemente episódios de precipitações que fazem parte da variabilidade climática natural de áreas tropicais deflagram diversos transtornos e inúmeras perdas entre a população em diversas cidades”

Na sequência de seu resumo, diz o Mestrando:”Pensando nos riscos associados às precipitações existentes nas cidades basileiras o estudo teve como objetivo a análise da ocorrência e a distribuição espacial de episódios de alagamentos e inundações ocorridas entre 1980 e 2009na cidade de São Carlos/SP, tendo como referencial teórico metodológico o Sistema Clima Urbano de Monteiro (1976, Subsistema Hidrometeórico. O estudo foi desenvolvido através de análise associada entre os dados pluviais da Estação Meteorológica do INMET em São Carlos e as notícias sobre as repercussões dos impactos deflagrados pela precipitação veiculados em jornais locais”.

Na parte final do relatório – e de forma resumida – Altieris Porfírio Lima esclarece: “Os resultados revelaram que, embora a ocorrência de alagamentos e inundações na cidade de São Carlos seja considerada fato antigo – haja vista que os estudos de Mendes et al. 2005 – já indicavam a existência de tais episódios desde meados do século XX. Como consequência, houve um grande aumento do número de ocorrências e surgimento de novas áreas atingidas por esses impactos. Especialmente a partir do final da década de 1990 como reflexo da expansão urbana e de aumento de concentração das chuvas, principalmente nos casos de grandes volumes de precipitação em 24h” – finaliza.

Perante a Banca Examinadora reunida no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, Altieris Porfírio Lima faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia. (foto cedida)