nov 13

Tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o candidato Christian Ricardo Ribeiro fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia. Tema escolhido: “Planejamento ambiental e gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica da Represa de Chapéu D’Uvas – Zona da Mata e Campo das Vertentes/MG.

A defesa de dissertação realizada no Anfiteatro VI a partir das 14hs do dia 01/Novembro, contou com os trabalhos e participação dos membros componentes da Banca Examinadora: Prof.Dr. Edson Luis Piroli, docente da Coordenadoria de Curso da Unidade de Ourinhos/SP e Prof.Dr.Cézar Henrique Barra Rocha, do Departamento de Transportes da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, além do Orientador já citado.

Em seu trabalho de pesquisa, Christian Ricardo Ribeiro declara: “As áreas de mananciais devem contar sempre com ações de planejamento e de gestão baseadas no disciplinamento do uso e ocupação da terra e na implementação de instrumentos de gestão de recursos hídricos em suas respectivas bacias hidrográficas .Tais ações têm o objetivo de oferecer os subsídios necessários à formulação de políticas públicas que viabilizem a manutenção das condições ambientais favoráveis à produção e à reserva de água com fins de abastecimento humano, a múltipla utilização das águas e a qualidade de vida da população residente nessas áreas”.

Depois, o Mestrando ressalta o objetivo da pesquisa em torno da Bacia Hidrográfica da Represa Chapéu D ‘Uvas: Os resultados encontrados mostram que essa Bacia apresenta vários problemas ambientais que contribuem de maneira significativa para a degradação de seu estado ambiental. Entre esses problemas destacam-se a poluição e a contaminação das águas da represa através da introdução de esgotos domésticos; a ocupação das áreas de preservação permanente; os processos erosivos originados pela retirada da cobertura vegetal, levando ao assoreamento dos cursos de água; a disposição inadequada dos resíduos sólidos, etc.

Além disso – afirma Christian – a bacia apresenta uma elevada disponibilidade hídrica com implicações significativas na oferta de água para Juiz de Fora e na demanda por água apresentada por este município. E finaliza: “Os cenários elaborados reafirmam a necessidade da adoção de medidas de disciplinamento do uso e ocupação da terra e de conservação dos recursos hídricos na bacia, com o objetivo de reverter as tendências de degradação apontadas pelos cenários elaborados”.

No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, Christian Ricardo Ribeiro faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia.

O tema escolhido foi: Planejamento ambiental e gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica da Represa de Chapéu D’ Uvas – Zona da Mata e Campo das Vertente/MG.

Ao lado de colegas e amigos que vieram prestigiá-lo, o Mestrando enfrenta a Banca Examinadora, tendo como seu Orientador o Prof. Dr. Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.