abr 10

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) oferece atendimento a 42 crianças e jovens com idade entre 2 a 15 anos que apresentam distúrbios psicomotores. A iniciativa consiste em sessões de 45 minutos, com atividades que envolvem brincadeiras e jogos. O atendimento se dá às terças e quintas-feiras, das 08h00 às 12h00 e das l4h00 às 17h00. Às quartas-feiras, das 14h00 às 17h00.

O projeto do Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas (LAR) teve início em 2000, por iniciativa da Professora Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni, mestre na área de desenvolvimento humano. “Para a criança participar do projeto efetuamos uma triagem, na qual é realizada avaliação psicomotora na criança, entrevista com responsável e com o professor da mesma”, diz ela.

Essa avaliação se baseia na Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que consiste em um conjunto de provas diversificadas e de dificuldade graduada e conduz a uma avaliação da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. “A partir daí, podemos constatar as áreas de maior defasagem psicomotora de cada criança, o que possibilita a elaboração de um planejamento adequado às necessidades específicas dela”, completa.

Esta triagem é realizada mesmo que não existam vagas para a criança no projeto. Normalmente, os participantes são encaminhados pelas escolas públicas, por especialistas nas áreas da Neurologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia.

As crianças participantes apresentam diferentes diagnósticos, como: atraso no desenvolvimento, paralisia cerebral, deficiência visual, autismo, hidrocefalia e dislexia, entre outros. Através do Projeto, elas desenvolvem atividades nas quais o brinquedo se constitui um veículo educacional. “Assim, crianças ou adolescentes se desenvolvem a partir do jogo, da brincadeira espontânea ou semi-dirigida, do faz-de-conta”, finaliza a Professora Edelvira.

Serviço – O LAR funciona na FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente – à Rua Roberto Simonsen, 305, sala 99. O telefone para atendimento geral dos interessados é: (18) 3229-5388, ramal 5410.

Foto cedida/Edelvira de Castro.


As crianças desenvolvem atividades cuja base é o brinquedo como veículo educacional

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.