nov 12

No período compreendido entre 09 e 12 de Novembro, realizou-se em Presidente Prudente a VIII Semana da Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia. O evento teve papel de destaque com a presença de renomados especialistas, desde a abertura oficial pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – em nome da Diretoria da FCT/UNESP, até a participação de ilustres convidados.

Abertura do evento no Anfiteatro V da FCT/UNESP pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, tendo ao lado, o palestrante Prof.Dr.Alberto Gaspar e coordenadores.

Entre os visitantes o Prof. Dr. Alberto Gaspar – da FGE/UNESP – que foi o 1º. palestrante, abordando o tema O Livro Didático: Criação, Elaboração e Correta Utilização. Na parte da tarde, ele enfocou com muita propriedade os experimentos nos Livros Didáticos. E por fim, Oficina – Construção de Material Didático. O dia se encerrou com um Show de Física. Cumpre salientar que todas as palestras foram direcionadas a professores e alunos do Curso de Física, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

O 2º convidado da semana foi o Prof. Dr. Rodolpho Caniato, da UNICAMP, com “Astronomia na sala de aulas, propostas e experiências. Seguidamente, apresentou mais dois importantes trabalhos, versando sobre Montagens Alternativas para o Aprendizado da Astronomia e Oficina de Construção de Lunetas, com excelente participação. No início da noite, os participantes da VIII Semana da Física participaram de uma Exposição de Lunetas através da Noite de Observação.

Com Lunetas produzidas especialmente por estudantes de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tornou-se possível observar a Lua e outras constelações.

O terceiro dia foi reservado para os Profs. Drs. Klaus Schlunzen Junior e Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, da FCT/UNESP, ministrando cursos de ensino à distância, ferramentas para montar e aplicar (período da manhã) e na parte da tarde, micro-curso EAD – movimento circular. No período noturno, foi promovido o Teatro Einstein, com o ator Carlos Palma, da ACP.

No encerramento – 6a.feira/12/Novº – marcou presença no evento,como convidado especial o representante do Instituto de Criminalística de São Paulo, Adilson Pereira, que destacou em sua palestra a Física Forense, pela manhã. No período da tarde, Dr. Adilson focalizou a Física Forense, estudo de casos no Laboratório. Finalizando essa realização, os coordenadores: Prof. Dr. Angel Fidel Peña e Prof. Dr. Aldo Job, do evento e do Curso de Física, respectivamente promoveram demonstração e doação de materiais didáticos.

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.