dez 11

Dados oficiais divulgados pela Reitoria confirmam a excelente participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia no 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp realizado na Estância Turística de Águas de Lindóia, durante os dias: 25 a 27 de Outubro. Foram posteriormente divulgados os resultados, que deram à FCT/UNESP a conquista de quatro prêmios. Entre os quais, um que fez parte do Projeto: “Redescobrindo a cultura popular”, de autoria e coordenação da Profª. Drª. Marília Coelho, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol foi um dos palestrantes convidados para o evento a nível estadual. Da mesma forma, outras importantes personalidades também tomaram parte, o que de certa forma surpreendeu, cabendo à FCT/UNESP nada menos que 4 prêmios. Construir, adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos p/ o ensino da modalidade dos Tenis adaptados às pessoas com deficiências intelectuais, de Amália Rebouças de Paiva Oliveira, está entre as primeiras premiações.

“Atuação Fisioterapêutica no Programa de Saúde da Família – proposta de uma abordagem coletiva voltada pra a atenção básica de saúde”, por Viviane Freitas Cardoso também figurou entre os trabalhos premiados. Na área de Educação, o Painel “Conservação dos solos – aprender jogando”, conquistou o 1º lugar na Categoria A, contemplando seus autores: Profs: Denise Dantas Jerônimo, Andressa Bigoni Perozzi e João Osvaldo Rodrigues Nunes.

O Painel exposto explicita em sua introdução: Ao se falar em meio ambiente e sua preservação, foca-se nos assuntos relacionados à Água e o Ar; o tema “Solos” nem sempre é citado. Dessa forma, o ensino da gênese e conservação do solo tem sido o foco principal do projeto de extensão “Trilhando pelos solos” que desde 2004, vem colaborando com alunos do Ensino Infantil, Fundamental 1 e 2, Médio e Técnico; Educação para jovens e adultos e Ensino Superior.

O Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes relata que recebeu o apoio de graduandos, mestrandos e doutorandos dos cursos de Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental e Química. O aumento do número de visitas serviu para demonstrar que mais de dez mil alunos já foram atendidos na região de Presidente Prudente. E isso representa maior incentivo às pesquisas.

A utilização de amostras de rochas e solos e dos materiais didáticos serviu para demonstrar que é uma excelente alternativa, para atuar como elemento facilitador no processo de aprendizagem dos conteúdos de “Solos”.

Clique para ampliar!
Em destaque, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, que teve brilhante participação no 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, realizado em Outubro de 2011.

Clique para ampliar!
Com o Painel: “Trilhando pelos solos”, o Prof .Dr. João Osvaldo foi um dos premiados, juntamente com as Profªs. Drªs: Denise Dantas Jerônimo e Andressa Bigoni Perozzi.