dez 06

Em cumprimento ao calendário de defesa pública de dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação – apresentou-se perante a Comissão Examinadora, a candidata Maurícia Simões dos Santos Palácio, tendo como Orientador o Prof.Dr. Klauss Schlunzen Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. A defesa de dissertação foi desenvolvida no último sábado, dia 03 de Dezembro (10hs), no Centro de Inclusão Digital e Social – CPides.

O trabalho apresentado pela Mestranda versou sobre: “O uso do blog em uma Escola Pública Municipal como ferramenta de acesso à realidade escolar: Espaço de reflexão à gestão escolar”. Além do Orientador, também se fez presente como integrante da banca, a Profª. Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Deptº. de Educação da FCT/UNESP; e Via Online, a Profª. Drª. Maria Elizabeth B.Trindade Pinto de Almeida, da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP.

De forma resumida, a Profª. Maurícia Simões dos Santos Palácio que concentra suas atividades profissionais na cidade de Osvaldo Cruz/SP destacou o blog (tema de sua dissertação de Mestrado), como o ponto de partida, lembrando que o Conselho de Escola é bem atuante, tendo dois Laboratórios de Informática. Tudo é muito novo em termos de aprendizado e a utilização dessa ferramenta, facilita o acesso a todos os alunos interessados na postagem, o que foi considerado como trabalho pioneiro no país. Ela tem 18 anos de Magistério, dos quais, 11 anos como Gestora. Sua defesa foi acompanhada atentamente pelos três componentes da Comissão Examinadora, incluindo áudio e vídeo por teleconferência.

Essa pesquisa – disse a Professora Maurícia – está vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação e a sua Linha de Pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente. Contempla a análise de conteúdo de um Fotolog (blog) de uma escola pública, da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Versa-se sobre um blog escolar que se configura como ferramenta de acesso à realidade escolar e que serve como ponto de reflexão para o Gestor Escolar.

A partir da análise dos textos publicados, durante o período de 21 de outubro de 2004 a 01 de dezembro de 2010, este trabalho tem como objetivo geral analisar: se o uso do fotolog pode ser espaço de informação e gestão de caráter institucional e pedagógico-administrativo; podendo, desse modo, desencadear a participação do coletivo escolar dentro de uma visão de gestão democrática.

A utilização de Blogs pelas escolas ainda é uma ação recente e há muito a ser descoberto. Nesta perspectiva, este trabalho se propõe a desvendar alguns recursos que venham a contribuir, de alguma forma, com o papel do gestor escolar em relação à Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em especial ao uso do fotolog, e o estabelecimento de um processo integrador e interacionista com a comunidade escolar.

A Professora Maurícia (que também é Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil – EMEFI – Profª. Alice Bernardes Silva, de Osvaldo Cruz/SP), informa que desde a fase de implantação do blog – Fotolog – em 2004, já foram registrados mais de 70.000 acessos. As mensagens ou posts de alunos desse Educandário podem ser vistos ou enviados para: http://www.fotolog.terra.com.br/abs

A defesa de dissertação de Mestrado/Educação, verificou-se no sábado (dia 03/Dezº), no CPides da FCT/UNESP. Na foto: a candidata ao Mestrado e os Profs.Drs:Arilda e Klaus(Banca Examinadora).

Os alunos vêem essa ferramenta como recurso que dá prazer e representa um novo avanço tecnológico. É o blog da escola municipal que tem a Professora Maurícia como pioneira.

“Com o blog aprendi muito e tive que entender para poder escrever” – disse a Mestranda na defesa de sua dissertação. E os integrantes da Banca manifestaram total aprovação.