ago 09

No decorrer do mês de Julho de 2018, a Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou cinco teses de Doutorado. Foram três teses desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e duas na área de Educação. Foram três sessões no Anfiteatro VII e duas nos Anfiteatros I e II, respectivamente.

No dia 05/Julho, a candidata Rita de Cássia Gregório de Andrade,do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa publica de tese de Doutorado. Orientadora: Profª. Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. Tema: Estruturação urbana e espaços comerciais em Cuzco – Peru – “Em los terrenos Del Seminário San Antonio de Abad, mas um estraño se nos cerca”.

Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – atuaram os seguintes membros: Profª.Drª. Doralice Sátyro Maia, do Deptº de Geociências da Universidade Federal da Paraiba; Prof.Dr.Sérgio Moreno Redon, do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker e Profª.Drª.Eda Maria Goes, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

A tese seguinte – defendida no dia 26/Julho – teve como Orientador, o Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho – do Deptº de Educação da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. A Doutoranda, Tatiana da Silva Pires, do Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolveu sua tese no Anfiteatro VII versando sobre: “O desenvolvimento das emoções e sentimentos da criança na construção da sua personalidade: as atividades artísticas como mediadoras desse processo na escola”.

Atuando como membros da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Drª.Carolina Pichetti Nascimento, do Deptº de Metodologia do Ensino do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina; Dr.Armando Marino Filho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Drª.Flávia Gonçalves da Silva, do Deptº de Educação Física, do Deptº de Educação Física, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Drª. Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação da Unesp/São José do Rio Preto-SP.

No dia 30/Julho, o candidato Flávio de Arruda Saron, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado,sob o tema: “A expansão do setor sucroenergético no Oeste do Estado de São Paulo e seus impactos sobre a agricultura familiar no Pontal do Paranapanema e Noroeste Paulista”. O Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora – além do Orientador acima citado – os seguintes membros: Prof.Dr.John Christopher Brown, da University of Kansas/UK – EUA; Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP; Prof.Dr.Celso Donizete Locatel, do Deptº de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Prof.Dr. Luís Antonio Barone, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp – Presidente Prudente –SP.

A 2ª tese do dia 30/Julho defendida no Anfiteatro II pelo Doutorando Vinícius Carmello (do Programa de Pós-Graduação em Geografia), teve como Orientador o Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema desenvolvido: “Variabilidade pluviométrica e produção de soja: Análise comparativa entre regiões produtoras do Brasil, Estados Unidos e Índia”.

Integrantes da Comissão Examinadora – além do Orientador que citamos acima – os seguintes membros: Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores, do Deptº de Estatística da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP; Prof.Dr.Leandro Zandonadi, do CCH da Universidade Estadual de Maringá/UEM/PR; Profª.Drª.Daniela da Silva Fuzzo, do Deptº de Coordenadoria de Curso de Geografia, da Unesp – Ourinhos – SP – e Prof.Dr.JoséTadeu Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

No fechamento do mês, Mestrado Profissional defendido no Anfiteatro VII pela candidata Elena Campo Fioretti, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª. Drª.Célia Maria Guimarães, do Deptº de Educação da FCT/ Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema desenvolvido: “Desafios e possibilidades de formação continuada de professores de crianças de 4 e 5 anos para a literácia científica no município de Amajari, Roraima”.

Membros integrantes da Comissão Examinadora (além da Orientadora acima citada): Profª.Drª.Ivanise Maria Rizatti, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima/UER; Prof.Dr.Cássio Costa Laranjeiras, do Instituto de Física da Universidade de Brasília/UnB; Profª.Drª.Rute Cristina Domingos da Palma, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT e Profª. Drª. Elieuza Aparecida de Lima, do Deptº de Didática e Programa de Pos-Graduação em Educação/Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras da Unesp – Marília – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Doutorado/Geografia, Rita de Cássia Gregório de Andrade foi a 1ª do mês de Julho a defender sua tese de Doutorado, sob orientação da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Spósito, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tatiana da Silva Pires, do Programa de Pós-Graduação se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Fº, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Flávio de Arruda Saron, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa de tese de Doutorado na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com orientação do Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, Vinícius Carmelo (Programa de Pós-Graduação/Geografia), fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mestrado Profissional/Educação foi defendido pela candidata Aline Campo Fioretti, sob orientação da Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.