dez 23

Neste final de 2017, o Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/ CEMAARQ da FCT/Unesp desenvolveu uma série de atividades e eventos culturais, sempre acompanhados por pesquisadores e docentes. A pré-história foi o primeiro assunto que mereceu atenção especial a começar pela pedra lascada e polida, de pedra lascada, urnas funerárias e outros artefatos de pedra, como parte da Arqueologia. Em seguida, a Etnologia com abordagem dos aspectos da cultura indígena contemporânea, seguida da Paleontologia com fósseis de dinossauros, crocodilianos e quelônios da região de Presidente Prudente.

Pelas informações que nos foram prestadas, o número de visitantes deste ano chegou a 3.273, provenientes de diversas cidades da região. Dentre as quais, Adamantina, Álvares Machado, Anhumas, Assis, Bataguassu (MS), Dracena, Emilianópolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Regente Feijó, Sandovalina, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Pirapozinho, Primavera e Teodoro Sampaio.

Tabela 1: Ref. visitantes no CEMAARQ

Mês Número de turmas Número de Alunos
Fevereiro 3 84
Março 4 182
Abril 18 640
Maio 6 233
Junho 19 537
Julho 1 40
Agosto 10 318
Setembro 2 59
Outubro 12 364
Novembro 22 599
Dezembro 7 217
Total 104 3273

 

Semana do Índio

Com o objetivo de mostrar a cultura indígena, foi promovida entre 17 a 20 de Abril no CEMAARQ a Semana do Índio. O público efetivo registrado no período alcançou 434 visitantes, dentre os quais, 397 inscritos por escolas públicas e particulares de Presidente Prudente e região. Os demais visitantes: 6 estudantes da comunidade, 23 professores de educação básica e 8 alunos de graduação,

A participação das crianças nessa excursão foi muito interessante, porque todas elas foram convidadas a pintar o rosto e utilizar cocares simbólicos confeccionados em cartolina como característica indígena. Enfeites e pinturas corporais também fizeram parte dessa ornamentação.

Outro aspecto importante foi representado pela montagem de maquete simbolizando uma aldeia indígena, onde as crianças puderam compreender como é o dia-a-dia do índio. O que ele (o índio) faz para garantir sua sobrevivência, condições de vida, ambiente de convivência, ocupação, caça, pesca etc.

Alunos do curso de Geografia da FCT/Unesp atuaram como Monitores, o que lhes deu também a oportunidade de conhecer a vivência comunitária dos índios que habitaram esta região do Estado.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Semana do Índio: todos os anos a afluência de alunos das Escolas públicas ou particulares é sempre elevada. Basta um contato telefônico, um e-mail ou um recado confirmando presença e a Adriana ou Nikele prontamente confirmam a participação em data e horários adequados. Sempre são reservadas surpresas para os visitantes.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) foi realizada a Semana Nacional de Museus. Tudo em função de uma programação de âmbito federal onde os museus são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para desenvolverem uma programação especial para essa data. Em 2017 foi proposto a realização de eventos em torno do tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”.

Esta semana temática realizou-se de 15 a 19 de maio de 2017 no CEMAARQ. O evento contou com três exposições: Arqueologia, Etnografia e Paleontologia. O público foi de 58 visitantes.

Semana do Meio Ambiente

O evento deste ano foi destinado principalmente aos estudantes da Rede Pública e Particular de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Presidente Prudente e toda Região do Oeste Paulista. Com a ampla divulgação foram atendidas pessoas da comunidade em geral, e também a unespiana, como Professores, Funcionários e Graduandos dos cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia e outras instituições.

Assim, ao findar os dias de atividades da Semana do Meio Ambiente foram contabilizados 546 visitantes, sendo: 321 alunos de escolas públicas e particulares de Presidente Prudente e região; 16 professores da educação básica; 1 funcionário e 2 professores da FCT; 3 da comunidade em geral; 103 alunos da instituição Fundação Mirim e 100 alunos da graduação da FCT/UNESP.

As turmas das escolas agendaram as atividades de acordo com o que queriam assistir. As atividades de cada período duraram em torno de 2 horas, sendo: 1 hora para as exposições monitoradas no Boulevard e 1 hora para assistir à apresentação do setor no Auditório.

Escola do Bairro Ana Jacinta

Afastando-se do Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, o Bairro escolhido para receber palestra sobre índios ministrada por Professores e Monitores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (curso de Geografia), foi o “Ana Jacinta”. Trata-se da Escola “Oracy Matricardi”, que no dia 21 de Agosto teve a oportunidade de conviver simbolicamente com materiais indígenas do Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/CEMAARQ. Os materiais trazidos para essa demonstração foram constituídos por colares, cocares, instrumentos musicais, arco e flexa. O atendimento foi extensivo a 9 turmas do 6º ano e ainda: uma Tuma de alunos do ensino médio. Ao todo, 310 alunos aproximadamente. Com essa exposição – fora dos domínios do Câmpus – o nº de atendimentos chega a 4.129 estudantes.

Pela 1ª vez, estudantes da periferia tiveram a oportunidade de receber uma exposição atualizada sobre hábitos, costumes, objetos contemporâneos e de uso pessoal ou coletivo de uma comunidade indígena. Uma seleção de peças, desde a pedra lascada, polida ou de cerâmica confeccionadas por populações pré-históricas que conviveram com nossa região. Na Paleontologia, fósseis de animais e vegetais: crocodilianos, sáurios, quelônios, madeira fossilizada no período mesozóico. Tudo com painéis explicativos que contam sobre um passado remoto de vida em nosso planeta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/CEMAARQ tem atendimento permanente, mesmo fora dos períodos determinados para exposições ou desenvolvimento da programação de eventos. Suas portas estão abertas no horário do expediente de 2ª a 6ª feira e as pessoas interessadas terão a melhor acolhida possível.

Semana do Folclore

O evento foi realizado no período de 22 a 25 de agosto de 2017 e o Museu – CEMAARQ – apresentou aos visitantes três exposições: Arqueologia, Antropologia e Paleontologia. Os visitantes puderam perceber que o Acervo é grande, principalmente acerca do tema indígena, pois há muitas peças arqueológicas, resultantes dos trabalhos de escavações na nossa região, mas também uma grande quantidade de peças indígenas do Brasil contemporâneo; além disso, fósseis paleontológicos de dinossauros, crocodilianos e quelônios, muitos dos quais foram encontrados também na nossa região.

Além das exposições, o tema “folclore” foi abordado, explicitando a importância de se manter a nossa cultura, inserindo no diálogo os personagens folclóricos, relembrando as lendas, histórias da cultura folclórica, e exposição de personagens confeccionados em isopor, para que os visitantes relembrem os principais personagens folclóricos, como Saci, Iara, Mula-Sem-Cabeça, Curupira, Bumba-Meu-Boi e Boto; foram realizadas também atividades como pular corda, amarelinha, adivinhações, trava-línguas e peteca.

As exposições fora monitoradas por três alunos do curso de geografia, voluntários. A importância de envolver alunos monitores neste tipo de evento é que eles, além do aprendizado sobre o folclore, motivam os visitantes a manterem a cultura tradicional ativa. Isso ocorre num momento em que personagens de Folclore Exógenos começam a ser divulgados. Como exemplo: o Halloween. Neste evento tivemos 293 visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Semana do Folclore, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – através do CEMAARQ – se coloca à disposição de todos os visitantes, que ali poderão conhecer detalhadamente o funcionamento do Acervo folclórico, com seus personagens típicos. Desde a “mula sem cabeça”, Curupira, Bumba meu boi, Boto e outros. Ao ar livre: Atividades Lúdicas e outras atrações.

A Semana de Primavera em Museus

O CEMAARQ participa do evento Primavera de Museus que o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – promove todos os anos em meados de Setembro. Este evento envolve os museus nacionais, em que cada um desenvolve atividades em torno do tema. Neste ano “Museus e suas memórias”. O evento cultural e científico foi realizado entre os dias: 18 a 22 de Setembro de 2017. Neste ano tivemos apenas uma turma de estudantes que visitou o Museu no período do evento, No total foram 46 visitantes nessa semana temática. Esperamos que em 2018 haja maior participação com delegações não só de Presidente Prudente, mas de todas as localidades vizinhas, inclusive dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em Outubro: Dia do saci

O Evento “Dia do Saci” foi realizado no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da FCT/UNESP no dia 31 de outubro de 2017, das 08:00 às 17:00 hrs. O público efetivo do Dia do Saci foi de 73 visitantes, sendo: 23 alunos de uma escola pública, 2 professores da educação básica; 43 alunos da Fundação Mirim de Presidente Prudente, 5 alunos e 1 professor da FCT. Durante o evento foram realizadas as atividades como: visita ao museu.

Os visitantes puderam observar e ouvir explicações relativas às três exposições: Arqueologia, Antropologia e Paleontologia. Após a apresentação do Museu, foi abordado o tema “Dia do Saci”, explicando a importância de se manter a nossa cultura. Falou-se das histórias do “Saci”, um personagem que é muito conhecido no folclore brasileiro. E ainda: realizaram-se as brincadeiras populares como: “pula corda, amarelinha e peteca” Venha nos prestigiar nos próximos eventos que já estão sendo elaborados, com a principal finalidade de promover cultura e maior nível de conhecimentos perante a comunidade.

Clique para ampliar!
Em 31 de Outubro é festejado o “Dia do Saci”, aquele moleque de uma perna só que faz misérias em toda a parte. A garotada se diverte com as peripécias desse personagem de nosso folclore. Quem quiser conhecer melhor é só comparecer ao Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, em Presidente Prudente.O acesso é livre, mas é bom fazer a reserva antecipada.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.