dez 09

Tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, a candidata Dayana Aparecida Marques de Oliveira – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu sua tese de Doutorado no dia 4 de Dezembro de 2017. A defesa pública foi realizada perante a Comissão Examinadora, a partir das 8h30 no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Como parte integrante da mesa dos trabalhos – além do Orientador já citado – atuação dos docentes: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da FCT/Unesp; Prof.Dr.Cássio Antunes de Oliveira, Pósdoc FCT/Unesp; Profª.Drª.Lisandra Pereira Lamoso, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS e Prof.Dr.Claudio Antonio Egler, do Deptº de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O tema desenvolvido pela Doutoranda versou sobre: “Geopolítica e Integração Regional: uma análise dos projetos de infraestrutura de transportes entre Brasil e Paraguai”. A partir da análise do processo de integração regional sul americano, considerando o Mercosul e o papel desempenhado pelo Brasil.

“Afirmamos que existe uma estreita relação entre Integração Regional e Geopolítica, na qual os projetos internacionais de infraestruturas podem ser considerados como pontos de encontro entre ambos” – acentuou a candidata ao Doutorado.
Perante à Comissão Examinadora, Dayana defendeu a tese de que “a relação assimétrica e desigual entre Brasil e Paraguai na América do Sul, demonstra complexidade do sistema regional. Que na sua opinião deve ser lida não só a partir do contexto (geo) político regional, associado por sua vez ao sistema mundo”.

A Doutoranda acrescenta: “Se por um lado a ampliação da exportação de commodities e dos acordos de integração regional demanda o planejamento e investimento em projetos de infraestruturas – sobretudo de transportes – por outro lado, a fragilidade institucional e financeira dos acordos regionais, contribuiu para o atraso no cronograma de execução desses projetos”.

Dayana Aparecida Marques de Oliveira fez sua defesa pública de tese de Doutorado no dia 4/Dezº de 2017, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente/SP.

A Doutoranda se apresentou perante à Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II a partir das 8h30, sendo prestigiada por familiares e amigos que aqui compareceram.