dez 07

No período de 20 a 24 de Novembro de 2017, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou importantes eventos, organizados e promovidos pelo curso de Graduação em Geografia: o IV Seminário Nacional de integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, a XVIII Semana da Geografia e o XIII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. O tema escolhido para o evento neste ano foi “Geografias marginais: cultura e diversidade”.

A Geografia contemporânea abre-se a consideração da diversidade sociopolítica e cultural. Uma abertura que se impõe à nossa disciplina, sob pena dela ficar de fora dos principais debates políticos e científicos da atualidade. Seja porque não há como compreender o mundo da globalização sem considerar as culturas que viajam e os lugares como espaços atravessados por inúmeras referências transterritoriais; seja porque, pelo menos desde a década de 1960, uma série de movimentos sociais têm reivindicado visibilidade diante da ciência, como os movimentos feminista, negro, LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros, Travestis e Intersexos) e pós-colonial.

Das inúmeras implicações desta abertura, duas merecem ser colocadas em discussão: o repertório teórico, conceitual e metodológico da Geografia, para considerar seriamente a diversidade, precisa ser reimaginado; e, a incorporação de novas temáticas, acompanhadas de mudanças no repertório da disciplina, acaba por reposicionar a Geografia no cenário dos debates políticos progressistas contemporâneos – questão urgente, dada a sequência de retrocessos que vemos desfilar diante de nossos olhos.

Visando contemplar a temática apresentada para o evento, as mesas foram montadas buscando trazer reflexões a cerca dos pontos elencados para a discussão, onde tivemos a presença de docentes, representantes de coletivos e alunos que puderam trazer ao debate ideias para prosseguirmos neste debate de suma importância diante da caracterização atual da sociedade contemporânea:

Programação extensa

A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Renato Emerson Nascimento dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que foi Diretor da ABG, biênio 2006 – 2008 e presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), biênio 2012 – 2014. No dia seguinte, realizou-se Mesa redonda sobre Questões Ambientais, com atuação da Profa. Dra. Juliana Grasiéli Bueno Mota, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com experiência nas temáticas: Geografia e povos indígenas, geografia agrária, movimentos sociais, conflitos no campo, território, territorialidade, cultura e identidade. No mesmo dia, atuação do Prof. Dr. José Mariano Caccia Gouveia, Professor Assistente Doutor pela Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP.

Na sequência, apresentou-se o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior, Docente Titular pela Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP. Com uma fala voltada para a questão do trabalho, o Prof. Dr. Thomaz Junior buscou trazer ao debate os processos de perda de direitos que o trabalhador brasileiro tem vivido atualmente. Nessa mesma discussão, o palestrante demonstrou o processo de degradação que o solo do Estado de São Paulo tem enfrentado nos últimos anos devido ao processo de expansão da cana de açúcar no Estado, além da ocorrência de doenças, poluição das águas, mecanização do trabalho etc.

Mesas Redondas

No dia 22 de Novembro/2017, registrou-se outra importante Mesa redonda que contou com a presença e participação da Profa. Msc. Larissa Araújo Coutinho de Paula – Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós – Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP.

A Profa. Msc. Larissa buscou evidenciar a dificuldade de se debater o papel da mulher na sociedade, em específico, a mulher camponesa. A seguir, Walleria Suri Zafalon – Ativista do movimento LGBT – Cofundadora do Grupo Somos de Presidente Prudente/SP. Estudante de Direito do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente/SP. Walleria trouxe relatos de sua vivência como mulher transexual, onde destacou sua militância em prol de combater as injustiças sociais do seu cotidiano.

O Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, trouxe as pesquisas que tem realizado no âmbito da sua atuação em vários grupos de pesquisa da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP, na área da Geografia da Saúde, onde apresentou pesquisas voltadas para a mulher negra, gays, transexuais e travestis, como forma de apresentar a importância dessas minorias para a pesquisa geográfica.

Outras atividades

No dia 23 de novembro, o evento teve outras atividades que envolveram todos os participantes. Para a Mesa redonda, contamos com a presença do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) da FCT/Unesp, com representantes do Coletivo “Mãos Negras” e do “Levante Popular da Juventude”. Nesta mesa foi destacada a presença destes no âmbito da FCT/UNESP, demonstrando a atuação deles na busca da valorização dos direitos dos alunos da universidade.

Na Sexta – feira (24/11), realizou–se Conferência de Encerramento, com atuação do Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier – Graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) – 1990 mestrado (2000) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós – Graduação em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo PROLAM/USP.

Em seu pronunciamento, o Prof. Dr. Juarez apresentou o histórico de atuação do Movimento Negro no Brasil, com suas dificuldades, suas lutas através dos anos, buscando combater o preconceito racial, existente nas universidades brasileira e na sociedade brasileira. Destacou a importância das “Geografias marginais”, como temática descentralizada de uma sociedade conservadora, homofóbica e cada vez mais racista.

Justa homenagem

No encerramento dos eventos realizados no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – que envolveram grande número de participantes foram tributadas homenagens a duas destacadas personalidades: a Professora Emérita, Ruth Künzli e a Assistente Administrativa, Aparecida Tamae Otsuka. Desde longa data, ambas vem prestando inestimáveis serviços que beneficiam diretamente toda a comunidade universitária.

Clique para ampliar!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da FCT/Unesp foram desenvolvidos todos os eventos previamente programados pelos seus organizadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os temas previamente programados foram cumpridos à risca por todos os convidados presentes no local determinado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia que compareceu desde o 1º dia se manteve fiel ao esquema previamente traçado, prestigiando a promoção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final – no dia 24 de Novembro – um convidado muito especial: Prof.Dr.Juarez Tadeu de Paula Xavier e homenagens especiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Emérita da FCT/Unesp, Ruth Künzli e a Assistente Administrativa, Aparecida Tamae Otsuka receberam homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em destaque as duas homenageadas da noite de encerramento dos eventos da Geografia, especialmente dos Licenciandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada uma das homenageadas fez questão de transmitir suas palavras, como forma de agradecimento e pelo reconhecimento.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.