out 21

No dia 17 de Outubro no Auditório/Discente V foi lançado oficialmente o novo Atlas.

Para quem se dedica ao ensino superior e/ou pesquisa ambiental, está começando uma nova era. Reunidos, geógrafos e pesquisadores trouxeram como inovação da mais alta tecnologia – através da computação gráfica – um Atlas Virtual que é modelo para São Paulo e para o Brasil. A Biblioteca Virtual da FAPESP registrou o acontecimento e anunciou os Pesquisadores Associados: Artur Magon Whitacker; Encarnita Salas Martin; Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia; João Lima Sant’anna Neto; José Mariano Caccia Gouveia; José Tadeu Garcia Tommaselli; Jurandir Luciano Sanches Ross; Margarete Cristiane de Costa Amorim; Paulo César Rocha e Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol. Pesquisador Responsável: João Osvaldo Rodrigues Nunes.

O cerimonial fez a Abertura do evento anunciando o lançamento e ao mesmo tempo a formação da mesa constituída pelo Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes; Profª.Drª.lsabel Cristina Moroz Caccia Gouveira; Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia; Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia (Desenvolvedor); Mário Augusto Maldonado e Haroldo Shigueaki Teruya (Desenvolvedor do Atlas). O primeiro a falar foi o Prof.Dr.João Osvaldo, seguido de outros oradores. .

O Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil é o resultado de um trabalho coletivo envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Coordenação dos Prof.Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes (Livre Docente); Profa. Drª. Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia e Prof. Dr. José Mariano Caccia Gouveia, todos do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Além dos desenvolvedores do site, o Prof. Dr. Ronaldo Celso Messias Correia, do Graduando em Ciências da Computação Haroldo Shigueaki Teruya e do Assistente Administrativo e produtor Audiovisual Mario Augusto Maldonado, do Departamento de Matemática e Computação. O Atlas (virtual), foi elaborado e está sendo disponibilizado para todos os interessados. Basta acessar: www.fct.unesp.br/atlasambiental ou http://portaldoprofessor.fct.unesp.br:9000/

A principal proposta do Atlas é mostrar à comunidade prudentina e demais interessados, formas diferentes de compreensão do uso e ocupação do solo urbano e rural do município, não somente nos aspectos de densidade populacional, mas em qualidade de serviços e equipamentos coletivos. O processo histórico de produção do espaço geográfico urbano e rural transformou as paisagens do município gerando alterações socioambientais, tais como: impactos hidrológicos, morfológicos, climáticos, biogeográficos, socioeconômicos e culturais.

Esses problemas são abordados no presente Atlas Ambiental Escolar, procurando mostrar uma análise integrada da realidade local, com uma linguagem de fácil compreensão, especialmente para os estudantes da educação básica (fundamental e média) com fins pedagógicos.

Neste sentido, entende-se que a concepção ambiental que integra aspectos históricos, físicos, sociais e culturais. É mais um referencial para uma compreensão conjunta do ambiente de Presidente Prudente – SP, na forma de um Atlas Ambiental Escolar. Com isso, torna-se um importante recurso de apoio pedagógico, de gestão e planejamento do espaço geográfico.

A organização dos dados socioambientais do município em um Atlas Ambiental Escolar – no formato digital – contribuirá para a análise integrada dos dados supracitados, bem como das condições ambientais atuais do município e para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para o estudo local. Assim, o atlas pode ser um importante mecanismo de sensibilização, chamando à corresponsabilidade para com o ambiente, bem como potencializando processos de Educação Ambiental (EA).

Nesse sentido, por meio do Atlas busca-se encontrar caminhos que visam construir espaços de diálogo que irão contribuir para a compreensão menos superficial da realidade; e que possam colaborar para o educando se reconhecer na sua cidade e município. E mais: sentir-se nele pertencente; e com isso, se tornar capaz de criar novas possibilidades de ser e agir no seu espaço vivido.

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento participaram desse projeto pioneiro com o novo Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente, lançado dia 17 de Outubro de 2017.

Participando da mesa, os principais dirigentes desse trabalho de produção e apresentação do Atlas que mostra os principais aspectos do uso e ocupação do solo rural e urbano. É só acessar!

De acordo com os pesquisadores que desenvolveram esse projeto, o processo histórico de produção do espaço geográfico, transformou as paisagens do município de Presidente Prudente.

O Pesquisador Responsável, João Osvaldo Rodrigues Nunes (Livre Docente do Deptº de Geografia da FCT/Unesp), diz que o Atlas Virtual poderá ser importante mecanismo de sensibilização.

Os que participaram desse lançamento estão convencidos de que foi dado um grande passo rumo ao futuro e que o novo Atlas será de grande utilidade não só para a Escola, mas para toda a comunidade.