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Internacionalização: Transformando escolas rurais em comunidades de aprendizagem para melhorar a sustentabilidade territorial na região dos Lagos/Chile. (Na foto, a Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya)

Docentes da Universidade de Santiago do Chile, juntamente com a Profª.Drª. Ana Maria Osório Araya, do Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – vem desenvolvendo um projeto no marco das novas metodologias de aprendizagem. Nossa Docente Ana Maria, participa ativamente; não só desse projeto como especialista, mas também de outras atividades desenvolvidas no 2º semestre deste ano na localidade de Hornopiren/Chile, com continuidade assegurada até Março de 2018. O grande beneficiado será o Colégio Sagrada Família, de Hornopirem/Província chilena de Palena.

Através de um modelo pedagógico construído sobre as características da região de Los Lagos, Chile, acadêmicos da Universidade de Santiago e colaboradores externos, procuram um impacto positivo na área, estabelecendo comunidades de aprendizado em que o setor produtivo, a educação e a sociedade convergem. Desta forma, eles esperam que possam enfrentar melhor os desafios econômicos, sociais e ambientais das próximas décadas.

Após a concessão de recursos da Innova Chile de Corfo, uma equipe interdisciplinar da Universidade de Santiago do Chile está trabalhando em uma proposta para transformar as escolas rurais em comunidades de aprendizado para melhorar a sustentabilidade territorial na região de Los Lagos. O projeto se encontra na segunda faze de desenvolvimento e terá 15 meses para entregar uma proposta pedagógica integral, o que pretende reduzir o abandono escolar na área. O beneficiário, nesta primeira etapa, será o Colegio Sagrada Família de Hornopiren, localizado na província de Palena, por ter um modelo educacional que mostra interesse na formação de jovens líderes e identidade para o território.

Hornopiren é a capital da comuna de Hualaihué, província de Palena, localizada na região dos Lagos, e fica a 1.149 km de Santiago, Capital do Chile. Um dos elementos distintivos do projeto foi a formação interdisciplinar da equipe executora que conta com a participação de diferentes especialistas em temas ambientais, educacionais e de inovação. O projeto é liderado pela Dra. Carla Hernández do Departamento de Física e Dr. Alexandre Carbonnel da Escola de Arquitetura, especialista em desenvolvimento e sustentabilidade local, ambos da Universidad de Santiago. Também tem o aconselhamento internacional da Dra. Ana Maria Osorio Araya, acadêmica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, com experiência em Aprendizado das Ciências e Metodologias que envolvem o contexto e significância do ensino das Ciências.

A proposta da equipe de trabalho é desenvolver um protótipo de inovação social que consiste em um modelo pedagógico territorialmente contextualizado que criará valor para a sociedade. Inicialmente, capacitando os alunos como futuros temas de mudança. Depois, gerando vínculos entre o setor acadêmico e produtivo da área, facilitando colaborações entre escolas, comunidade e empresas. O projeto atualmente se encontra na 2ª fase de desenvolvimento. Teve início em novembro de 2016, com 15 meses de prazo para entrega de uma proposta pedagógica integral, o que reduzirá o abandono escolar na área.

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Província de Palena, onde se localiza Hornopiren na região dos Lagos, no Chile.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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