out 03

Ampla Exposição promovida pelo Museu de Arqueologia Regional da FCT/Unesp e Acervo Educacional de Ciências Naturais  da Unoeste.

Desde a Abertura no dia 29 de Setembro, o IBC – Centro de Eventos – está sediando o 8º Salão do Livro, um dos maiores eventos culturais da região de Presidente Prudente envolvendo toda a comunidade regional. O Museu de Arqueologia Regional/MAR da FCT/Unesp participa do evento juntamente com o Acervo Educacional de Ciências Naturais/AECIN da Unoeste, através de uma Exposição que desperta a atenção de todos os visitantes.  Trata-se da Educação Ambiental e Patrimonial: Paisagens do passado, sob a coordenação da Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio (curadora e organizadora).

A Exposição Itinerante que vai até o dia 08 de Outubro, tem por objetivo levar o visitante ao período anterior à fundação da cidade de Presidente Prudente, quando o Oeste Paulista era ocupado por grupos indígenas. Isso se dá por meio da apresentação de assentamentos indígenas pré-coloniais, utilizando peças arqueológicas, espécies da flora e da fauna silvestres. Simbolizando a espécie animal foram trazidos para o Stand amostras significativas de animais, aves, répteis e primatas.

O Museu de Arqueologia Regional/MAR, juntamente com o Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem/LAG – ambos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – desenvolvem pesquisas nas áreas de Patrimônio Arqueológico, Educação Patrimonial, Musealização, Curadoria e Restauro de Acervos. São cerca de 37 mil peças arqueológicas dos grupos indígenas: Guarani, Kaingang e Kayapó do Oeste.

O Museu de Arqueologia Regional/MAR, que funciona junto ao Núcleo Morumbi/Unesp oferece gratuitamente visitas monitoradas. Além de oficinas de pintura Guarani, em cerâmica, de arte rupestre, de produção de cerâmica Gurani e de Lascamento em pedra.  Simultaneamente estão sendo lançados dois novos livros: “Paisagens culturais do Estado de São Paulo –  Coleção – Os primeiros que chegaram” e “Cultura, Arqueologia e Etno-História: um panorama do norte do Estado do Paraná”, ambos, pela Editora Canal 6, de Bauru/SP.

Já o Acervo Educacional de Ciências Naturais – AECIN – da Universidade do Oeste Paulista/Unoeste, consiste de um espaço interdisciplinar destinado ao desenvolvimento de atividades científicas, educativas, culturais e de extensão à comunidade de Presidente Prudente e região. Trata-se de um Museu local com características de um Museu Ambiental, embora exiba também uma vertente arqueológica, geológica e histórica.

A Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio e seus assessores foram os primeiros a chegar ao IBC – Centro de Eventos.

O público foi chegando devagarinho desde a 1ª noite e o stand reservado para a Exposição é um dos mais visitados.

Aqui se vê um retrato fiel do passado, quando a região foi habitada pela população indígena: Guarani, Kaingangs e Kayapó.

O Museu de Arqueologia Regional – MAR – da FCT/Unesp trouxe para o local de Exposição no IBC, inúmeras peças do Acervo indígena.